_
_
_
_
_

Lacunas do plano nacional e manobra de Doria elevam pressão de governadores para antecipar vacinação

Pazuello diz a governador do Ceará que primeiro imunizante a ter aval da Anvisa será usado e promete plano oficial para esta semana. Esboço enviado ao STF não define cronograma e prevê poucas vacinas

Campanha de vacinação começou nesta segunda nos Estados Unidos.
Campanha de vacinação começou nesta segunda nos Estados Unidos.Elise Amendola (AP)
Beatriz Jucá

O Brasil vive um novo capítulo da intensa guerra política deflagrada sobre a corrida pela vacina contra o coronavírus. Após apresentar um plano de imunização repleto de lacunas e sem a revisão do corpo técnico que trabalhava em sua formulação, o Governo viu crescer ainda mais a pressão para antecipar a campanha de vacinação no Brasil nesta segunda-feira (14). De um lado, o governador de São Paulo, João Doria, dobrou a aposta sobre a Coronavac. Sem apresentar muitos detalhes, disse que o imunizante tem dados de eficácia consistentes o suficiente para solicitar o registro definitivo ―e não somente o emergencial― junto à Anvisa. Ele só prometeu a apresentação desses resultados para a semana que vem, contudo. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por sua vez, iniciou reuniões individuais com governadores, que o pressionam para considerar todas as vacinas e iniciar o mais rápido possível a vacinação no Brasil. Ao governador do Ceará, Camilo Santana, o ministro afirmou que a primeira vacina a obter aval da Anvisa (seja o registro definitivo ou a autorização emergencial) será usada na estratégia nacional. “Foi dada a garantia por parte do ministro”, afirmou o governador.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

Mais informações
Sandra Lindsay recibe la primera vacuna administrada en EEUU, este lunes en el Hospital Long Island.
EUA aplicam sua primeira vacina contra a covid-19 em um hospital de Nova York
Brazil's President Jair Bolsonaro and Brazil's Health Minister Eduardo Pazuello attend the launch ceremony of a training program for health workers at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, December 8, 2020. REUTERS/Ueslei Marcelino
Pressionado, Pazuello fala em adiantar vacinação, mas esboço de plano do Governo não prevê datas
FILE - In this Sept. 24, 2020, file photo, an employee of SinoVac works in a lab at a factory producing its SARS-CoV-2 vaccine for COVID-19 named CoronaVac in Beijing. The World Bank has approved $12 billion in financing to help developing countries buy and distribute coronavirus vaccines, tests, and treatments, aiming to support the vaccination of up to 1 billion people, the bank said in a statement late Tuesday, Oct. 13, 2020. (AP Photo/Ng Han Guan, File)
China acelera sua corrida para ter a vacina

A declaração soa como uma tentativa de aplacar os ânimos diante da escalada de tensão dos últimos dias ―e que ganha mais um impulso com o anúncio de Doria. No fim de semana, o Governo enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano de vacinação sem um cronograma para iniciar a campanha, focado em apenas três vacinas e com informações difusas sobre a aquisição de seringas e agulhas. O documento estava assinado por dezenas de pesquisadores da câmara técnica ―parte deles escreveu uma carta ao Governo para dizer que não estavam de acordo com as informações prestadas. O Ministério da Saúde, por sua vez, justificou que eles eram “colaboradores” sem poder de decisão e que o documento enviado à Justiça era apenas um esboço. O ministro Ricardo Lewandowski não se deu por satisfeito e, no domingo, deu um prazo de 48 horas (que se encerra nesta terça-feira) para que Pazuello informe as datas de vacinação. No mesmo dia, o número dois da Saúde, Elcio Franco, publicou um vídeo no qual diz que não é possível estabelecer datas antes do registro das vacinas e criticou o governador João Doria por ter anunciado que a vacinação em São Paulo começaria no dia 25 de janeiro. “Não brinque com a esperança de milhares de brasileiros”, disparou.

A resposta veio com mais pressão nesta segunda-feira, quando Doria anunciou uma guinada na sua estratégia para pedir autorização da Anvisa para usar a Coronavac, a vacina do laboratório chinês Sinovac já rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro. O governador disse que os testes do imunizante no Brasil produziram dados de eficácia consistentes o suficiente para pedir o registro definitivo da vacina, o que abriria margens pra comercialização do imunizante como um produto. Para pedir a autorização emergencial, era preciso chegar a 151 infectados no total de voluntários. O Butantan diz que esse número superou 170 infectados, o que daria mais robustez aos dados de eficácia. Por isso, Doria adiou o anúncio dos resultados de eficácia de 15 para 23 de dezembro.

Tempo de análise

A estratégia do Governo paulista é que as solicitações de registro ocorram simultaneamente na China e no Brasil, encurtando a margem pra uma interferência política na agência brasileira ―já que a agência chinesa demoraria apenas três dias para analisar o assunto. A manobra elevou a pressão sobre a Anvisa, que, na expectativa do governador, teria oito dias para dar uma resposta, em pleno recesso de fim de ano. A agência já anunciou que necessitaria de 10 dias para uma licença emergencial. Para conceder um registro definitivo, prevê 60 dias, que podem ser reduzidos a depender da documentação já enviada pelos laboratórios sobre as primeiras fases de testes. A Anvisa não respondeu sobre o tempo mínimo necessário para uma avaliação como essa. Mas Doria mantém a previsão da vacinação em São Paulo para 25 de janeiro e diz esperar o registro ainda neste ano. “Estamos confiantes de que há tempo suficiente pra que a Anvisa proceda sua análise e dê o registro”, afirmou o governador. Nenhuma vacina solicitou nem registro nem autorização emergencial no país até o momento.

Na coletiva de imprensa do Governo de São Paulo desta segunda, houve a simbólica participação do presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais da Saúde, Carlos Lula, que se colocou como mediador “para qualquer tipo de rusga” entre o Governo de São Paulo e o Ministério da Saúde. “O objetivo é um só: garantir a imunização de toda a sociedade brasileira ainda em 2021. Menos que isso não é aceitável”, afirmou. Governadores se articulam para pedir ao ministro Pazuello uma união de esforços entre a Fiocruz e o Butantan ―principais produtores de vacinas no Brasil― na corrida contra o coronavírus. Por enquanto, o que o ministro tem prometido é que a vacinação se dará em todo o país de forma simultânea, mas pouco tem explicado sobre como viabilizará isso.

O esboço de mais de 90 páginas da estratégia nacional divulgado inclui até o momento apenas as vacinas de Oxford, da Pfizer e aquelas do consórcio global Covax Facility. Abre margem para incorporar a Coronavac, que já tem acordo de transferência de tecnologia com São Paulo, mas não a cita diretamente. Tampouco apresenta previsões para início e término da campanha ―este ponto levou Lewandowski, do STF, a cobrar explicações do ministro Pazuello. “Não tem como dizer o dia exato que a vacinação vai começar, mas tem como dizer em quanto tempo estaremos preparados para vacinar a partir do dia que a Anvisa aprovar. Isso precisa estar no plano. Vai ser em 48h? Em sete dias?”, questiona a epidemiologista e professora da UFES, Ethel Maciel, uma das pesquisadoras que participam da câmara técnica do Ministério da Saúde.

Os gargalos do plano

O documento diz que o Brasil já “garantiu” 300 milhões de doses de vacinas: 100,4 milhões de doses da Astrazeneca (Oxford) até meados de 2021, e mais 30 milhões para o segundo semestre, 42,5 milhões de doses da Covaz Facility e 70 milhões da Pfizer. No entanto, o contrato com a Pfizer ainda não foi fechado, e o laboratório só deve conseguir entregar 4 milhões de doses até março. Mesmo prevendo a incorporação dessas vacinas, o plano não estabelece onde cada uma delas será aplicada. Especialistas têm defendido que as da Pfizer, que precisam ser armazenadas a temperaturas muito mais baixas que a rede de frios do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam usadas em capitais e grandes centros. Mas não há indicativo do Governo sobre isso.

Outro gargalo diz respeito a insumos cruciais para a vacinação, como a compra de seringas e agulhas. Ao tratar do orçamento para as ações de vacinação, o Ministério diz que dedicará 62 milhões de reais para aquisição de 300 milhões de seringas e agulhas. Mas, em outro trecho do documento, atribui-se aos Estados a competência para adquirir estes insumos. “Espera-se que o Governo federal compre e distribua, ainda mais agora que o mercado tem dificuldade de compra e os Estados têm mais dificuldade de negociar. Seria muito desastroso ter vacina e não ter insumos”, explica Maciel.

A epidemiologista destaca ainda que os grupos prioritários devem incluir todas as populações vulneráveis do Brasil, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e a população privada de liberdade. O Governo retirou estes últimos dos perfis prioritários, e ribeirinhos e quilombolas nunca chegaram a ser incluídos. Ter uma estratégia de vacinação coordenada nacionalmente é fundamental para se alcançar uma imunização coletiva. Segundo o próprio Ministério da Saúde, sem a vacina contra a covid-19, seria necessário adotar medidas de distanciamento social de até dois anos para evitar o colapso dos sistemas de saúde.

A falta de clareza e transparência do Governo sobre a estratégia brasileira de vacinação tem preocupado pesquisadores da área. O Ministério da Saúde só reuniu todos os grupos da câmara técnica neste mês de dezembro. Impôs sigilo às informações discutidas por eles e depois publicou uma prévia do plano sem revisão, questionada por parte do próprio corpo técnico. “Cada vez que a gente não realiza esse passo a passo da forma transparente e devida, a sociedade pode ir minando sua confiança nas pessoas e instituições que estão envolvidas”, defende a biomédica Mellanie Fontes-Dutra. “Os técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) são muito qualificados. O Brasil tem a competência, mas eles precisam de governabilidade pra fazer o que sabem, sem interferência política”, acrescenta Maciel. No meio da guerra política, o Brasil vai ficando para trás na corrida mundial. Reino Unido, Estados Unidos e Canadá já começaram a vacinar sua população.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_