_
_
_
_
_

Boicote de Bolsonaro à ‘Folha’ imita medida que Trump tomou contra jornais dos EUA

O presidente americano cancelou assinaturas dos dois jornais pelas notícias negativas ao seu governo. Mandatário brasileiro ainda ameaçou anunciantes da Folha

HO (AFP)

Imitando seu homólogo e ídolo Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira que ordenou que os órgãos do Governo Federal cancelem todas as assinaturas da Folha de S. Paulo, em protesto contra a cobertura de sua gestão. A Casa Branca anunciou há apenas uma semana uma medida similar, mas de alcance menor: a sede da Presidência americana cancelou a compra diária dos jornais The New York Times e The Washington Post, os mais influentes dos EUA. Profundamente irritados com o escrutínio da imprensa, os dois mandatários compartilham um discurso de ataque constante aos veículos de comunicação, acusando-os de ser fábricas de notícias falsas desde as campanhas eleitorais que os levaram ao poder nos dois maiores países das Américas. São frequentes as decisões e declarações do ultradireitista brasileiro (e de seus filhos) que minam as instituições democráticas e as liberdades básicas.

O ataque de Bolsonaro à Folha incluiu uma ameaça aos anunciantes, dois dias depois de reagir a uma reportagem exclusiva da TV Globo com a advertência de que em 2022 a emissora pode ter dificuldades para renovar sua concessão. Bolsonaro deixa claro quase diariamente que está indignado com a cobertura da grande imprensa, mas a reportagem da Globo o irritou particularmente porque tem um enorme potencial danoso para sua Presidência. A revelação de que seu nome aparece na investigação sobre o assassinato da vereadora esquerdista Marielle Franco, cometido no ano passado supostamente por dois ex-policiais militares, caiu como uma bomba no Brasil e na Arábia Saudita, onde o presidente estava em visita oficial.

Em plena noite e visivelmente inquieto, o presidente gravou um vídeo para negar a acusação e atacar “esse jornalismo podre e canalha da TV Globo”. A notícia azedou a reta final de sua viagem pela China e pelo Oriente Médio em busca de oportunidades de negócios para revitalizar a capengante economia brasileira. “Temos uma conversa em 2022”, advertiu, ameaçador. “Eu tenho que estar morto até lá. O processo de renovação da concessão não vai ser perseguição, mas tem que estar enxuto, legal. Não vai ter jeitinho para vocês, nem para ninguém.”

Mais informações
Clã Bolsonaro inflama temor de contágio de protestos do Chile, mas chance é mínima
Perícia incompleta em áudios do condomínio de Bolsonaro expõe nova falha em caso Marielle
É repulsivo ouvir um deputado falar de um repugnante AI-5

A desconfiança de Bolsonaro em relação aos veículos de comunicação mais importantes vem de longe. Ele fez toda sua campanha eleitoral nas redes sociais, à margem dos grandes jornais, como a Folha, a da Globo, cujos programas, seja o telejornal noturno ou sejam as novelas, chegam a todos os cantos do país. É comum que seus partidários falem mal da Globo, considerada por eles dos grandes inimigos do presidente, que chegou ao poder com um discurso de ruptura com o establishment. “Espero que não me acusem de censura. Está certo? Ninguém vai ser castigado. Quem quiser comprar a Folha de S. Paulo, o assessor dele vai lá na banca e compra lá, e que se divirta. Não quero mais saber da Folha de S. Paulo, lê-la envenena meu Governo”, declarou Bolsonaro na quinta-feira em uma entrevista à TV Bandeirantes. Horas depois, foi além, em uma de suas habituais lives no Facebook: “E quem anuncia na Folha, presta atenção, está certo?”.

A Folha ressaltou, em um comunicado, que “o jornal seguirá fazendo, em relação a seu Governo [de Bolsonaro], o jornalismo crítico e apartidário que a caracteriza e que praticou em relação a todos os outros Governos”. Uma advogada do jornal paulistano acrescentou: “Trata-se de uma atitude típica de Governos totalitários. Chávez e Maduro, por irônica que seja a comparação, fizeram exatamente a mesma coisa com a imprensa na Venezuela”.

Como advertiu recentemente em um artigo o dono do The New York Times, A. G. Sulzberger, os ataques de Trump à imprensa americana representam “uma crescente ameaça ao jornalismo”, porque não só “minam a fé de sua população nas organizações de mídia que exigem que ele preste contas”, como são “uma permissão de fato para que líderes estrangeiros façam o mesmo cm os jornalistas de seus países”. O Brasil é a prova mais recente.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_