_
_
_
_
_

O homem que quer conquistar todos os picos com mais de 8.000 metros do planeta

Nirmal Purja escalou em apenas três meses 11 dos 14 maiores picos do mundo, e ainda este ano enfrentará os 3 que restam

Nirmal Purja durante sua ascensão ao Everest, em maio de 2019.
Nirmal Purja durante sua ascensão ao Everest, em maio de 2019.Twitter

Gargalhadas céticas e aberto menosprezo receberam o anúncio de certas intenções que soavam a provocação ou, na melhor das hipóteses, piada: escalar as 14 montanhas mais elevadas do planeta em apenas sete meses. O desafio, assumido pelo nepalês Nirmal Purja, nascido em 1984 e conhecido como Nims, um montanheiro sem pedigree, parecia uma curiosidade a mais na pitoresca história do himalaísmo. Na cada vez mais extensa lista dos quatorze-oito-milistas – ou seja, aqueles que escalaram todos os picos que passam de 8.000 metros –, o sul-coreano Kim Chang Ho figura como o mais rápido: levou 7 anos, 10 meses e 6 dias para pôs os pés nos cobiçados picos, uma façanha que concluiu em 2013. Reinhold Messner, o primeiro a completar a lista, levou 16 anos (1970-1986), mas o segundo nesse ranking, Jerzy Kukuczka, quase o ultrapassou no final (1979-1987). Nims, autor da famosa foto das filas no Everest neste ano, busca um recorde, simplesmente. Não se sabe de outra motivação sua além do desejo de se engasgar devorando picos à toda velocidade, só para ver “até onde chega a resistência humana”.

Alpinismo nunca rimou com recorde, pois é um assunto que não tem nada a ver com o atletismo, por exemplo. Mas, agora, o mundinho montanheiro olha com assombro e sem saber muito bem como julgar a aposta irreverente desse ex-soldado gurka das forças especiais do Reino Unido. O fato é que Nims já chegou muito mais longe do que se poderia imaginar, e as cifras que exibe são mesmo impressionantes: seu desafio se chama Possível, e ele conseguiu escalar 11 oito-mil em três meses (aspira fazer os outros três no outono boreal). O próprio Messner, em um artigo publicado recentemente na Gazzetta dello Sport, reconhecia sua curiosidade a respeito, recordando que ele nunca buscou um recorde, e sim a liberdade de empreender outros desafios (embora sempre soubesse da fama que a façanha lhe traria).

Mais informações
A história por trás da famosa foto do congestionamento no Everest
O último vídeo dos alpinistas que desapareceram no Himalaia
Espere sua vez para subir no Everest

Nims desenhou um plano dividido em três fases para aproveitar as melhores épocas de ascensão nas 14 montanhas. Na primavera do Hemisfério Norte, entre 23 de abril e 24 de maio, conquistou os picos dos montes Annapurna, Dhaulagiri, Kangchenjunga, Everest, Lhotse e Makalu. No mesmo dia 22 de maio chegou ao topo do mundo e ao vizinho Lhotse, e é significativo que escolhesse como estreia o mais mortífero dos 14: o Annapurna. Os 5 oito-mil localizados no Paquistão são escalados no verão asiático, mas jamais ao ritmo de Nirmal: entre 3 e 26 de julho, riscou todos os objetivos (Nanga Parbat, Gasherbrum I e II, K2 e Broad Peak, estes dois últimos em apenas dois dias). É assombrosa a capacidade logística demonstrada, que inclui voos em helicóptero para unir os diferentes acampamentos-base das montanhas. Mas também é elogiável o trabalho dos sherpas que o acompanham. No K2, por exemplo, as expedições presentes esperavam regressar vazias, mas lá em cima cerca de 20 alpinistas resolveram pegar carona na volta com Nims e seus quatro companheiros, que equiparam a parte superior da rota. De passagem, sua cavalgada começa a dar a razão aos que há muito tempo dizem que o oito-milismo, nas rotas normais, é uma questão menor, já muito distante da vanguarda dos alpinistas.

Os puristas também objetam que o ex-soldado gurka escale usando oxigênio artificial, um sacrilégio quando se fala de himalaísmo, mas isto não impede de reconhecer uma determinação, força e conhecimento do meio mais que estimáveis. Contudo, o mais surpreendente é que o mau tempo não tenha sabotado seus planos: “Meu treinamento com as forças especiais me deu a preparação adequada para este desafio, sobretudo do ponto de vista mental, mas haverá elementos que escaparão ao meu controle, como o tempo”, dizia há apenas três meses. Sua aclimatação perfeita, sua determinação e o trabalho em equipe lhe permitiram realizar incursões extremamente velozes nas montanhas.

O percurso de Nims como escalador é realmente atípico. Nascido na aldeia de Dana, a 2.000 metros sobre o nível do mar, vizinha à área do Annapurna, foi criado longe das montanhas, no sudoeste do Nepal. As caminhadas diárias até o colégio e as jornadas de marcha até o consultório de um médico lhe ensinaram as máximas de seu entorno: aprender a sobreviver, e ao mesmo tempo cuidar dos seus. Assim como seus dois irmãos, aderiu à brigada da força de elite dos gurkas. No princípio deste verão asiático, na falta de patrocínio deixou no ar a sua aposta, embora na última hora um patrocinador tenha lhe garantido o apoio necessário para escalar no outono os últimos três oito-mil da lista: Manaslu, Cho Oyu e Shisha Pangma.

Se Messner se declara surpreso com o rendimento de Nims, não duvida em evocar um futuro ainda mais admirável: que alguém consiga escalar rapidamente os 14 maiores picos sem empregar oxigênio artificial. Em seu site, Nirmal exibe vários prêmios Guinness, reconhecimento sem valor algum no mundo do alpinismo. É possível comparar os 14 de Messner e Kukuczka com o atual desafio? Em termos estritamente alpinísticos, não: os dois primeiros abriram novas rotas, realizaram inéditas escaladas invernais e foram pioneiros em aplicar o estilo alpino nos grandes picos do planeta. Além disso, Messner desafiou a ciência: o Everest podia ser escalado sem oxigênio engarrafado. Mas a aposta de Nims tem o valor dos sonhos mais insensatos, uma variante atípica que deixa de lado os valores estritamente alpinísticos para abraçar uma linguagem compreensível a todos os públicos. Por enquanto, todas as atenções se voltam para ele.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_