_
_
_
_
_

O último vídeo gravado pelos alpinistas que desapareceram na cordilheira do Himalaia

Serviços de resgate recuperaram sete cadáveres e uma câmera GoPro usada para filmar a ascensão

Agencias El País
Nova Déli -

Uma equipe de resgate encontrou e publicou um vídeo filmado pelos oito escaladores que morreram em maio passado numa avalanche na montanha Nanda Devi, no Himalaia. As imagens mostram os alpinistas alcançando um pico da cordilheira. A polícia fronteiriça indo-tibetana (ITBP, na sigla em inglês) recuperou os corpos de sete montanhistas e suspendeu a busca de um oitavo, informaram as autoridades indianas nesta quarta-feira.

O grupo de alpinistas foi surpreendido por uma avalanche enquanto tentava chegar a um topo até agora não coroado da segunda montanha mais alta da Índia, de 7.817 metros. Quatro britânicos, dois norte-americanos, um australiano e um indiano integravam o grupo.

Mais informações
Só gente patética humilhando uma montanha
A história por trás da famosa foto do congestionamento no Everest
Três dos melhores alpinistas do mundo morrem soterrados por avalanche no Canadá

O vídeo, que dura menos de dois minutos, mostra dois momentos da ascensão. O primeiro, enquanto amanhece; e o segundo, em que aparecem os sete montanhistas subindo lentamente, já de dia. Não se escutam vozes dos integrantes, mas há ruído de vento.

O dispositivo – uma câmera GoPro, segundo a BBC – foi encontrado a cerca de 5.800 metros de altura, conforme a mensagem publicada pela ITBP em sua conta do Twitter. Helicópteros da Força Aérea da Índia localizaram em junho cinco cadáveres na mesma zona onde o grupo desapareceu. O mau tempo frustrou as primeiras tentativas de recuperar os corpos, até que em 23 de junho os socorristas puderam alcançar o lugar.

“Infelizmente, tivemos que suspender as buscas por causa do mau tempo”, afirmou o porta-voz da ITBP, Vivek Pandey, lembrando que foi “uma das operações de resgate mais complicadas”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_