_
_
_
_
_

Willian é o escolhido de Tite para substituir Neymar na Copa América

Treinador optou pelo meia de 30 anos, que vem de Copa do Mundo ruim e temporada discreta pelo Chelsea, para vestir a camisa 10 da seleção no torneio

Tite observa Willian no treinamento da seleção brasileira.
Tite observa Willian no treinamento da seleção brasileira.Reprodução
Diogo Magri
Mais informações
CBF confirma que Neymar está fora da Copa América por lesão
A Copa da visibilidade para o futebol feminino

A seleção brasileira anunciou no início da tarde desta sexta-feira, 7 de junho, que o meia Willian, 30 anos, foi o escolhido como substituto de Neymar dentro do elenco que disputará a Copa América no Brasil. Presença constante nas convocações de Tite até a disputa da Copa do Mundo de 2018, quando foi titular e decepcionou, o jogador do Chelsea ocupará o posto de camisa 10 do Brasil no lugar da principal referência do time, que teve uma lesão no tornozelo aos 15 minutos do primeiro tempo do amistoso contra o Catar e foi cortado do elenco da seleção na última quarta-feira, ao mesmo tempo que enfrenta acusações de estupro e crime cibernético

Revelado pelo Corinthians, Willian conquista sua 70ª convocação para a seleção brasileira; são 65 jogos e oito gols em oito anos pelo Brasil desde sua primeira chamada, quando ainda defendia o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Saiu de Donetsk para o Anzhi, da Rússia, em 2012 e ficou um ano antes de ser comprado pelo Chelsea, time pelo qual joga até hoje e teve a melhor fase de sua carreira. No entanto, sua última temporada, ainda que aliviada pelo título da Europa League, foi a pior em termos de gols marcados na Inglaterra desde 2015.

Willian fez parte parte do elenco de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014, seu primeiro torneio relevante pela seleção. Reserva, entrou em cinco jogos durante a campanha, mas teve participação discreta; errou um pênalti na disputa de pênaltis nas oitavas de final, contra o Chile, e foi preterido no fatídico 7 a 1 contra a Alemanha por Bernard. Ainda esteve nas eliminações das Copas Américas de 2015 e 2016, sem marcar gols.

Seu melhor momento pelo Brasil foi quando se tornou peça importante do time de Tite durante a preparação para a disputa do Mundial da Rússia; Willian foi titular durante todo o torneio, atuando ao lado de Philippe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus, mas saiu sem marcar e substituído em três jogos durante a campanha. Desde a eliminação na Rússia, o meia, que chegou a ser especulado no Barcelona, viveu uma temporada abaixo das anteriores no Chelsea, perdendo a vaga de titular no time inglês para o espanhol Pedro nos momentos mais decisivos. No pós-Mundial, Willian participou de três dos oito amistosos disputados pela equipe de Tite, contra Estados Unidos, El Salvador e Camarões.

Quando o corte de Neymar foi oficializado, na madrugada após o amistoso contra o Catar, Willian não estava entre os substitutos mais prováveis. Lucas Moura, que teve excelente temporada pelo Tottenham, Vinicius Junior, que passou por uma ascensão meteórica no Real Madrid e Dudu, craque do último Brasileirão pelo Palmeiras, eram nomes mais cotados. O novo camisa 10 da equipe se apresenta neste sábado (8) pela manhã na concentração do Brasil em Porto Alegre, onde a equipe disputa o último amistoso antes da estreia da Copa América no domingo, contra Honduras, às 16h (horário de Brasília).

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_