Morre o jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia com voo da Chapecoense
Narrador era um dos seis sobreviventes do acidente com o voo da Chape, que matou 71 pessoas em novembro de 2016
Morreu na noite desta terça-feira o jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia com o avião que levava a delegação da Chapecoense a Medellín, em novembro de 2016. O narrador tinha 45 anos e faleceu após sofrer um infarto, enquanto jogava uma partida de futebol.
A morte de Rafael Henzel foi confirmada por meio pelo Grupo Condá de Comunicação, proprietário da Rádio Oeste Capital de Chapecó, onde o jornalista e narrador trabalhava. "Henzel participava de uma partida de futebol com amigos e sofreu um infarto. (...) Rafael será sempre nosso Rafa, um apaixonado por Chapecó e pela Chapecoense e por seu trabalho", disse a empresa, ao confirmar o falecimento do jornalista.
O jornalista foi um dos quatro brasileiros que sobreviveram à tragédia com o voo da Chape. Além de Rafael Henzel, foram resgatados com vida três jogadores que do time (Alan Ruschel, Jackson Ragnar Follman e Helio Zampier Neto) e outros dois tripulantes (a comissária Ximena Suárez e o técnico da aeronave Erwin Tumiri), totalizando seis sobreviventes.
Nas redes sociais, ele se definia como um "apaixonado pela profissão" e contabilizava duas datas de nascimento: "Nascido em 25/08/1973 e 29/11/2016", quando saiu com vida do trágico acidente aéreo. Em 2017, Henzel publicou um livro sobre a experiência que viveu, Viva como se estivesse de partida (editora Globo), e passou a dar palestras pelo Brasil. Ele deixa filho e esposa.
Rafael Henzel nos deixou nesta terça. Um mês após o acidente aéreo da Chape, ele falava com emoção sobre ter sobrevivido pic.twitter.com/hEzPmNdBaQ
— globoesportecom (@globoesportecom) March 27, 2019
A morte do jornalista foi lamentada por diversos clubes brasileiros de futebol, jornalistas e veículos de comunicação dedicados à cobertura esportiva no Brasil.
A segunda vida do Rafael Henzel foi curta demais.
— Tino Marcos (@tinomarcosreal) March 27, 2019
Ainda tô zonzo com a notícia.
Baita profissional, astral elevadíssimo mesmo depois do mega trauma que passou.
Mas é isso.
Passamos todos, não tem hora marcada.
A Chapecoense também lamentou a morte de Henzel, por meio de uma publicação publicada em seu Twitter. "Durante a sua brilhante carreira, Rafael narrou, de forma excepcional, a história da Chapecoense. Tornou-se um símbolo da reconstrução do clube e, nas páginas verde e brancas desta instituição, sempre haverá a lembrança do seu exemplo de superação e de tudo o que fez, com amor, pelo time, pela cidade de Chapecó e por todos os apaixonados por futebol", escreveu o clube.
A Associação Chapecoense de Futebol vem a público a fim de manifestar o profundo pesar e toda a consternação pela notícia do falecimento do jornalista Rafael Henzel, ocorrido na noite desta terça-feira. pic.twitter.com/sbtBSM5NQv
— Chapecoense (@ChapecoenseReal) March 27, 2019
O time de Santa Catarina informou no final da noite desta terça ainda que, assim que soube da morte de Henzel, "solicitou prontamente à CBF o adiamento da partida contra o Criciúma, marcada para as 19h15 desta quarta-feira", 27 de março, mas o confronto pela Copa do Brasil está inicialmente mantido. "Entendendo que não há clima para a realização da partida e, em consideração a tudo que Henzel representou para a Chapecoense, bem como por respeito aos familiares e amigos, o clube entrará com uma nova solicitação de adiamento e aguardará o posicionamento da CBF", completou a Chapecoense.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.