_
_
_
_
_

Huawei afirma que não representa ameaça para segurança global

Em Davos, presidente da fabricante de celulares convidou autoridades estrangeiras a visitar instalações

ALICIA GONZÁLEZ (ENVIADA ESPECIAL)
Loja da Huawei em um shopping em Xangai (China).
Loja da Huawei em um shopping em Xangai (China).Aly Song (REUTERS)
Mais informações
China prende outro canadense após o ‘caso Huawei’
Justiça canadense concede liberdade sob fiança à vice-presidenta da Huawei

O Fórum Econômico Mundial oferece um cenário como poucos para as relações públicas. A Huawei, em plena batalha com os Estados Unidos após a prisão de sua diretora financeira, Meng Wanzhou, em 1º de dezembro no Canadá, está decidida a aproveitar a oportunidade para melhorar sua imagem.

O atual presidente da companhia, Liang Hua, afirmou nesta terça-feira que a Huawei quer ajudar a promover o futuro digital e que, de forma alguma, representa uma ameaça. "Somos colaboradores do futuro da economia digital, não um rival que represente uma ameaça à sociedade do futuro", disse Liang em uma conferência com nove meios de comunicação internacionais, incluindo o EL PAÍS.

A companhia, afirmou o executivo, está disposta a colaborar com os países que estejam dispostos a isso e ofereceu abrir suas instalações e centros de produção e pesquisa às autoridades estrangeiras que o solicitem. "A comunicação pode ajudar a resolver muitos mal-entendidos", disse.

A Huawei foi vetada por muitos países, o mais recente foi a Alemanha, para o desenvolvimento da rede 5G devido às pressões dos Estados Unidos, que acusam a empresa de facilitar a espionagem por meio de seus equipamentos de telecomunicações e de fornecer os dados ao Governo de Pequim. "Os EUA não sustentaram nenhuma de suas acusações com provas", disse Liang. E acrescentou: "Por três décadas, nos expandimos por 170 países, por isso demonstramos nossa segurança e confiabilidade". A privacidade e a segurança no serviço, destacou Liang, é um desafio comum do futuro, "não apenas para a Huawei".

Embora o executivo tenha evitado comentar a prisão de Meng — "é um assunto que segue o procedimento judicial correspondente" —, revelou que a empresa não recebeu nenhuma notificação das autoridades norte-americanas sobre o pedido de extradição de Meng para os EUA e desvinculou a empresa das decisões tomadas por Pequim sobre o tema. "As prisões de canadenses na China não têm nenhuma conexão com a Huawei", afirmou. No entanto, Liang espera uma rápida resolução do conflito que permita a liberdade da executiva presa no Canadá o mais rápido possível.

Como parte de sua campanha de comunicação, a Huawei, que tradicionalmente evitava a imprensa e mantinha reuniões longe dos olhos do público, estabeleceu este ano sua sede no coração de Davos durante a semana do Fórum Econômico Mundial, na rua Promenade, próxima à Casa da Rússia, à Casa da Ucrânia e aos escritórios temporários de algumas das principais multinacionais, como Facebook, Deutsche Bank, Salesforce e Tata.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_