Em convocação, Tite aposta em novidades e confessa: “Não me sinto seguro de que chegarei ao Catar”
Treinador convocou Arthur, Paquetá e Pedro para jogos contra Estados Unidos e El Salvador, em setembro, que serão primeiros compromissos após o Mundial
Nesta sexta-feira, o treinador da seleção brasileira, Tite, convocou 24 jogadores para os primeiros amistosos da equipe após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo Rússia 2018. Entre as 11 novidades da lista, se destacam Fabinho, Andreas Pereira, Arthur, Lucas Paquetá, Everton e Pedro. O primeiro jogo será contra os Estados Unidos, em 7 de setembro, às 21h05 (horário de Brasília) em Nova Jersey, e o segundo será contra El Salvador, em 11 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília), em Washington.
As ausências mais significativas foram as do lateral Marcelo e do atacante Gabriel Jesus, além de Ederson, que ficou fora por motivos pessoais, segundo explicou o coordenador da seleção, Edu Gaspar, antes da convocação. Edu também fez uma breve introdução, expressando "satisfação e empolgação" com o novo ciclo e explicando o planejamento em etapas, que contará com seis amistosos (três convocações) até janeiro, visando a disputa da Copa América, que acontece em junho de 2019 no Brasil.
Edu Gaspar também comentou que a comissão técnica optou por levar um jogador sub-20 em todas as convocações (nesta será o goleiro Hugo, do Flamengo) e "apenas um jogador por equipe brasileira para ajudá-las". Dedé, Fagner e Paquetá desfalcarão Cruzeiro, Corinthians e Flamengo, respectivamente, nas semifinais da Copa do Brasil. Perguntado sobre o assunto, Tite respondeu que seu trabalho é na seleção brasileira, mas "que é preciso entender a outra parte [dos clubes]".
Em entrevista coletiva, o treinador afirmou ter medo de não conseguir chegar na Copa do Mundo do Catar, apesar de ter renovado seu contrato com a CBF até 2022. "Não me sinto seguro, futebol precisa de resultado". Ele também elogiou Everton, atacante do Grêmio convocado, e o comportamento de Neymar dentro do grupo brasileiro. Tite afirmou que tem como prioridade "dar oportunidades" e confessou a observação de outros jovens jogadores, como Douglas Luiz, que pertence ao Manchester City, e David Neres, do Ajax. As próximas convocações do Brasil estão marcadas para 21 de setembro e 26 de outubro.
Confira a lista:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Neto (Valencia)
- Hugo (Flamengo)
Zagueiros
- Dedé (Cruzeiro)
- Felipe (Porto)
- Marquinhos (PSG)
- Thiago Silva (PSG)
Laterais
- Alex Sandro (Juventus)
- Fabinho (Liverpool)
- Fágner (Corinthians)
- Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Meias
- Casemiro (Real Madrid)
- Arthur (Barcelona)
- Fred (Manchester United)
- Renato Augusto (Beijing Guoan)
- Andreas Pereira (Manchester United)
- Philippe Coutinho (Barcelona)
- Lucas Paquetá (Flamengo)
- Willian (Chelsea)
Atacantes
- Douglas Costa (Juventus)
- Everton (Grêmio)
- Neymar (PSG)
- Roberto Firmino (Liverpool)
- Pedro (Fluminense)
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.