_
_
_
_
_

FMI alerta para aumento dos riscos na economia mundial pela alta do protecionismo

Brasil crescerá 1,8% este ano, meio ponto a menos do que o previsto em abril. Também há cortes para Argentina e México, o que faz com que a projeção para a América Latina caia quatro décimos, para 1,6%

O porto comercial de Keelung, em Taiwan.
O porto comercial de Keelung, em Taiwan.DAVID CHANG (EFE)

O crescimento da economia mundial permanece robusto, mas tende a ser menos equilibrado, é mais frágil, e os riscos que o ameaçam são maiores. Essa é a mensagem central lançada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ao apresentar a atualização das previsões econômicas feitas em abril. Continua projetando um crescimento total de 3,9% para este ano e para o próximo. Não se altera para os Estados Unidos, mas foi reduzido para toda a América Latina.

Maury Obstfeld, consultor econômico do FMI, identifica claramente o motivo. "A causa é o aumento das tensões comerciais", diz ele, "a ampla expansão mundial que começou há dois anos se estagnou e ficou menos equilibrada". Além disso, afirma que a instituição não está em condições de dizer que essas previsões se manterão. Ele afirma que o crescimento está sendo mais moderado na maioria das economias avançadas.

Mais informações
Comércio internacional fraqueja e ameaça crescimento global
Europa pede a China, EUA e Rússia que evitem a guerra comercial “para prevenir o conflito e o caos”
Medo de recessão global por causa da guerra comercial faz petróleo cair 6,9%

A projeção ajustada para os países mais ricos é de 2,4% em 2018, um décimo a menos do estimado há três meses. Isso se dá em razão do corte para a zona do euro, França, Alemanha, Itália e Reino Unido, em decorrência do Brexit. Para o ano que vem, deve cair para 2,2% —neste caso, permaneceria como previsto em abril—.

Os EUA crescerão mais rapidamente do que a taxa potencial observada durante a recuperação da Grande Recessão e a criação de empregos permanecerá robusta. No seu caso, a projeção de 2,9% neste ano e 2,7% no próximo se mantém como resultado do efeito dos incentivos fiscais e do aumento de gastos. Mas o FMI já antecipou há um mês, ao apresentar sua análise da economia, uma forte freada a partir de 2020.

Quanto aos países emergentes e em desenvolvimento, crescerão 4,9% este ano e 5,1% no ano que vem. A China continuará na mesma linha do que estava previsto. Não é o caso de outras grandes economias do grupo, como o Brasil, que se expandirá este ano 1,8%, meio ponto a menos do que o previsto em abril. Também há um corte para a Argentina. Isso faz com que a projeção para a América Latina caia quatro décimos este ano, para 1,6%.

Incerteza política

De qualquer modo, o FMI espera que o crescimento da região se acelere no próximo ano e chegue a 2,6%, embora dois décimos menos do que se esperava. Os técnicos mencionam a incerteza provocada pela transição política em alguns países, como o Brasil e o México, onde o crescimento para este ano permanece em 2,3%, mas foi reduzido em três décimos para o próximo, para 2,7%.

Estas são as projeções gerais se as coisas continuarem como estão até agora. Mas Obstfeld adverte que se o confronto comercial se ampliar por causa das tarifas impostas pelos EUA à China, Europa, México e Canadá, e esses países responderem da mesma forma, “isso terá efeitos adversos na confiança, no valor dos ativos e nos investimentos". É por isso que ele reitera que esse é o maior risco no curto prazo.

O FMI calcula que, se essas ameaças se materializarem, podem tirar meio ponto do crescimento previsto para 2020. E insiste, dirigindo-se aos EUA, que nesse tipo de situação ninguém ganha e todos têm algo a perder. "São potencialmente vulneráveis", explica Obstfeld, "porque as medidas de retaliação comercial afetarão um volume relativamente alto de suas exportações.

A equipe liderada por Obstfeld cita a "complacência" demonstrada até agora pelos mercados financeiros com a situação. Também em relação aos elevados níveis de endividamento, que criam uma vulnerabilidade cada vez maior e mais generalizada. O temor é que haja um ajuste repentino do valor dos ativos se as condições econômicas e das empresas mudarem de forma repentina.

Juros e dívida

Nesse sentido, mais uma vez pede ao Federal Reserve que mantenha a estratégia de aumento gradual das taxas de juros para evitar que a economia dos EUA se superaqueça, mas sem chegar a contê-la excessivamente. Isso, combinado com a valorização do dólar, coloca mais pressão sobre os países que têm suas dívidas na moeda norte-americana. "Se o Fed agir mais rápido do que o previsto", ele adverte, "a pressão será mais intensa".

Outro fator negativo é o aumento do preço do petróleo, de 16% desde fevereiro, em grande medida por causa da restrição ao fornecimento da Venezuela e Irã. É uma boa notícia para os países produtores, mas um fardo crescente para os importadores. O aumento do preço da gasolina está elevando a inflação nas economias avançadas e emergentes.

Nesta situação, o FMI pede que se evite a adoção de medidas protecionistas e seja “encontrada” uma solução por meio da cooperação para "preservar" a promoção do crescimento do comércio de bens e serviços como um elemento essencial da expansão global. Também pede aos países que se armem da margem fiscal necessária para enfrentar uma situação mais volátil.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_