_
_
_
_

Até Galvão é mais popular que Neymar e só Tite agrada a maioria dos brasileiros

Em levantamento do Atlas Político, Philippe Coutinho desponta como craque do torneio. 43% acham que Brasil leva o hexa

Tite fala com os jornalistas na Rússia.
Tite fala com os jornalistas na Rússia.José Méndez (EFE)

A Copa do Mundo 2018 avança e vai se tornando incontornável para os brasileiros apesar do mau humor com a crônica crise política e econômica. Nada menos do que 84,5% do país diz estar assistindo aos jogos na Rússia ainda que só 26,6% dos entrevistados diga ter um "interesse grande" em acompanhar o torneio. A seleção do Brasil, que faz contra o México nesta segunda o seu primeiro mata-mata no Mundial, é merecedora de um otimismo moderado - 43% acham que o grupo do técnico Tite voltará para a casa com o hexa campeonato.

Mais informações
Willian ressurge, Neymar deslancha e o Brasil despacha o México
O peso da camisa

Os números são da consultoria Atlas Político, que usou uma metodologia própria para recrutar aleatoriamente 2.000 entrevistados na Internet entre os dias 27 e 30 de junho. No levantamento, a consultoria também quis saber a opinião sobre outro aspecto quase tão incontornável quanto a Copa: a narração feita por Galvão Bueno nas partidas exibidas pela TV Globo, que tem os direitos da transmissão do Mundial na televisão aberta brasileira. Para 26,6%, Galvão está fazendo um trabalho ótimo ou bom, contra 31% que avaliam como regular. Outros 22,4% pensam que é ruim a performance do locutor que faz parte da história televisiva das Copas, especialmente do tetracampeonato, em 1994.

Não é que a pesquisa seja exatamente um passeio em termos de popularidade para o locutor que é uma metralhadora de bordões e acostumado a polarizar o Brasil entre adoradores e detratores. Os números, porém, não deixam de ser sintomáticos. Galvão Bueno, que é tido por 44% dos que responderam o questionário como o "locutor mais chato da Copa do Mundo", tem melhores índices de aprovação do que o atacante Neymar. Com apresentações consideradas irregulares e se recuperando de uma lesão, a performance do jogador do PSG só recebe bom ou ótimo de 14,8% dos entrevistados. Mais da metade 50,1% acha que as atuações, pelo menos até agora, são apenas regulares. Perguntados sobre quem é o maior craque da Copa, 26,8% responderam Philippe Coutinho - Neymar é citado por 13,9%.

Quem (ainda) goza da simpatia da maioria dos brasileiros é Tite. Para 51,6%, o desempenho do treinador brasileiro é ótimo ou bom. Outros 28,5% acham que é regular e só 3,1% acham que ele é ruim ou péssimo. 

Para o diretor-executivo do Atlas Político, Andrei Roman, o levantamento da sua consultoria mostra uma melhora do índice de envolvimento com a Copa com base na taxa de pessoas que dizem ter ao menos um pouco de interesse no torneio. "À medida em que os jogos paralisam a rotina de trabalho de todo mundo, o pessoal começa a se interessar inevitavelmente", diz ele.  No começo de junho, o instituto Datafolha registrou um desinteresse recorde pela Copa no Brasil (53%). "É normal que haja volatilidade. Se o Brasil joga bem e ganha, o pessoal se empolga. Se o contrário acontece, o brasileiro se declara menos interessado. É natural", conclui Roman.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. A amostra coletada na rede foi rebalanceada usando parâmetros para região, nível de renda, nível educacional, faixa etária e genêro.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_