_
_
_
_
Copa do Mundo Rússia 2018
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

O VAR não acaba com a injustiça no futebol

Por que corrigir o erro do árbitro e não o de um jogador?

O árbitro de França x Austrália revisa uma jogada.
O árbitro de França x Austrália revisa uma jogada.Michael Regan
Mais informações
Árbitro esnoba o VAR e Brasil estreia com empate amargo diante da Suíça
O Brasil de Tite, conservador à esquerda e inoperante à direita
Suécia teve auxílio do VAR para bater goleiro coreano e estrear com vitória
VAR: o que é e como funciona a vídeo-arbitragem no futebol

É justo o resultado?

Sempre me surpreendeu esta insistência de torcedores e jornalistas em averiguar tão profunda questão após um jogo de futebol.

A justiça deve ser exigida nos tribunais. O futebol é um jogo. E, no jogo, intervêm fatores aleatórios: o acerto ou o desacerto de qualquer um dos protagonistas, a sorte, a má sorte, o despiste ou o desvio da bola em um montinho no gramado. Graças a isso, a sua condição indomesticável, os torcedores de um time como o meu, a Real Sociedad, podemos sonhar em um dia ganhar no Santiago Bernabéu ou no Camp Nou.

Perseguir a justiça é uma causa nobre. Mas persegui-la no futebol é uma grande bobagem. Imagine se, ao fim de uma partida, se reunisse um júri de sábios para opinar? “O 1 a 1 é injusto. Vamos convertê-lo em 2 a 1”. Por outro lado, por que corrigir o erro do árbitro e não o de um jogador? A falha de De Gea contra Portugal na Copa do Mundo e a do goleiro do Liverpool diante de Benzema, por exemplo, foram tão decisivas como um pênalti mal apitado. O VAR não deveria lhes dar uma segunda oportunidade?

E se concordarmos que o jogo, sim, pode estar nas mãos de circunstâncias do acaso, mas a arbitragem não, então o VAR é uma fórmula tímida demais. Teríamos de substituir o ser humano-árbitro por uma parafernália tecnológica de alta precisão que comunicasse aos espectadores suas decisões com vozes, luzes ou buzinas. Essa é minha opinião. No entanto, me parece bem o chip instalado na bola para indicar quando ela cruza a linha do gol, por ser inquestionável.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_