Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Neymar volta em grande estilo e abre caminho para vitória do Brasil sobre a Croácia

Camisa 10 entra no segundo tempo após três meses sem jogar. Aos 23 minutos, marcou um belo gol em jogada individual. Firmino fechou o placar já nos acréscimos

Neymar gol Brasil Croácia amistoso Copa
Neymar abre o placar para o Brasil diante da Croácia. Reuters

O Brasil derrotou a Croácia por 2 a 0 em Anfield Road, estádio do Liverpool, neste domingo, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo Rússia 2018. Apesar das dificuldades impostas pelo adversário, sobretudo na etapa inicial, a seleção conseguiu sair com a vitória em seu primeiro teste antes do Mundial. Além do resultado, a grande notícia para o conjunto canarinho foi o desempenho de Neymar, que voltou a atuar após três meses se recuperando de uma lesão. Ele entrou só no segundo tempo, mas precisou de apenas 23 minutos para driblar dois marcadores dentro da área, fuzilar o goleiro Subasic e abrir o placar para a equipe brasileira com um belo gol. Já nos acréscimos, Roberto Firmino fechou a conta.

Repetindo o roteiro da estreia na última Copa, a seleção voltou a encontrar dificuldades diante dos croatas, sobretudo na saída de bola. A equipe de Zlatko Dalic adiantou a marcação e não dava espaços para os defensores brasileiros iniciarem as jogadas. Por duas vezes, obrigou o goleiro Alisson a dar chutão para o ataque. Enquanto o Brasil demorava a se encontrar, a Croácia investia pelo lado direito nas costas de Marcelo e quase saiu na frente em cabeçada de Lovren, que passou raspando a trave. Modric e Rakitic articulavam a criação com relativa liberdade no meio-campo. Presos nas linhas de marcação, os atacantes, principalmente Gabriel Jesus, que foi o capitão da equipe neste amistoso, pouco ameaçaram a meta croata.

No segundo tempo, Tite resolveu promover o retorno de Neymar e tirou Fernandinho a fim de dar mais dinâmica ofensiva à seleção. Funcionou. O camisa 10 mostrou desenvoltura e apareceu bastante para o jogo. Não só marcou o primeiro gol, como também abriu brechas na defesa adversária. Com mais espaços, Willian e Philippe Coutinho cresceram em campo. Thiago Silva, que ganhou a concorrência com Marquinhos, teve atuação segura, justificando a opção do treinador. Aos 47 do segundo tempo, Firmino, que havia entrado no lugar de Jesus, recebeu lançamento de Casemiro, matou no peito e tocou por cobertura sobre Subasic. Saiu ovacionado do Anfield, onde é ídolo do Liverpool. E também ganhou pontos na disputa pela vaga no ataque às vésperas da Copa.

Depois da preparação inicial em Teresópolis, a seleção está desde segunda-feira (28) em Londres, utilizando o centro de treinamento do Tottenham. No próximo domingo, também às 11h (horário de Brasília), o Brasil vai a Viena enfrentar a Áustria, que venceu a Alemanha de virada neste sábado. Será o último amistoso da equipe antes de embarcar para a Rússia.

Veja como contamos o amistoso Brasil x Croácia, minuto a minuto:

MAIS INFORMAÇÕES