_
_
_
_
Copa do Mundo 2014

Neymar e Oscar brilham e dão vitória ao Brasil após sufoco na estreia na Copa

Seleção do técnico Luiz Felipe Scolari vira o marcador e faz 3 a 1 em São Paulo após mostrar nervosismo no início do confronto

Neymar comemora o primeiro gol no Itaquerão.
Neymar comemora o primeiro gol no Itaquerão.Stuart Franklin - FIFA (FIFA via Getty Images)

Com grande atuação de Neymar e Oscar, o Brasil estreou com o pé direito na Copa do Mundo ao bater a Croácia por 3 x 1 nesta quinta-feira, na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo. O atacante do Barcelona marcou duas vezes -a segunda, após um pênalti duvidoso sobre Fred- e ajudou a seleção do técnico Luiz Felipe Scolari a virar sobre os europeus pelo grupo A, conquistando sua 16ª vitória em estreias em Mundiais -o país foi o único a disputar todas as 20 edições do torneio.

Voltando a atuar em casa em uma Copa após 64 anos, o Brasil mostrou nervosismo no início do jogo, deixando espaços nas laterais em suas descuidadas subidas ao ataque. Menos mal para a Croácia, que em um avanço pela esquerda abriu o placar logo aos 10 minutos, em um cruzamento rasteiro para a área que Marcelo tentou cortar e acabou empurrando para o fundo da própria rede.

O apagão brasileiro dentro de campo também parecia se espelhar em parte dos refletores do Itaquerão, que deixaram de funcionar momentaneamente, embora sem prejudicar o andamento do confronto. Sob os incentivos do técnico Luiz Felipe Scolari já fora do banco de reservas, os seus principais destaques individuais começaram a aparecer: Oscar e Neymar.

O atacante do Barcelona não conseguiu, aos 14 minutos, aproveitar cruzamento da direita, mas levou perigo. Depois, foi a vez do atleta do Chelsea aparecer bem na área, ao arrematar jogada individual do próprio Neymar, que havia superado o seu marcador já praticamente na linha de fundo. O goleiro Pletikosa mostrou reflexo para espalmar e afastar o perigo.

BRASIL 3 x 1 CROÁCIA

Brasil: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Paulinho (Hernanes, aos 18 min. do segundo tempo), Luiz Gustavo e Oscar; Hulk (Bernard, aos 22 min. do segundo tempo); Neymar (Ramires, aos 42 min. do segundo tempo) e Fred.

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren, Vrsaljko; Kovacic (Brozovic, aos 15 min. do segundo tempo), Modric, Rakitic e Perisic; Olic e Jelavic (Rebic, aos 32 min. do segundo tempo).

Gols: 0 x 1, min. 10 do primeiro tempo, Marcelo (contra); 1 x 1, min. 28 do primeiro tempo, Neymar; 2 x 1, min. 25 do segundo tempo, Neymar; 3 x 1, min. 45 do segundo tempo, Oscar.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão). Mostrou cartão amarelo para Neymar e Luiz Gustavo (Brasil); Corluka e Lovren (Croácia).

Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo.

Mas a pressão trouxe resultado aos 28 minutos: Neymar, que havia recebido um cartão amarelo minutos antes, recolocou o Brasil no confronto. Após receber passe de Oscar, o atacante avançou pelo meio e bateu de esquerda, rasteiro. O goleiro Pletikosa se esticou, mas não conseguiu fazer a defesa. A bola ainda tocou no pé da trave antes de entrar. Explosão no Itaquerão.

O segundo tempo começou com o Brasil mais bem postado em campo e fechando mais os espaços deixados na primeira etapa. Aos 20 minutos, em nova jogada individual, Neymar foi pego sem bola por Corluka, que recebeu o amarelo. Na cobrança, Daniel Alves bateu forte, mas por cima. O lance serviu ao menos para mostrar que o talento individual abriria o caminho para a vitória no Itaquerão. 

Aos 25 minutos, o lance mais polêmico do jogo: Fred recebeu na área e caiu, após ser supostamente agarrado por Lovren, que acabou recebendo o amarelo no lance após reclamar com veemência da marcação para o árbitro junto com os seus companheiros. Na cobrança, Neymar, com estilo, bateu no canto esquerdo, o goleiro Pletikosa espalmou, mas sem força suficiente para evitar o 2 x 1.

A partir daí, a Croácia abriu mão da tática e se lançou de forma mais desenfreada ao ataque, abusando de cruzamentos que, minuto sim, minuto não, colocavam em apuros a defesa brasileira e o goleiro Julio César. O Brasil ia se segurando, até que aos 45 minutos, Oscar definiu o marcador, coroando uma boa atuação com um toque de fora da área de bico no canto direito de Pletikosa.

Passado o susto inicial, o Brasil volta a campo no dia 17, em Fortaleza, contra o México. Já a Croácia enfrenta Camarões no dia seguinte, em Manaus.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_