_
_
_
_
_

Escândalo imigratório derruba ministra no Reino Unido

Governo é suspeito de tratar erroneamente moradores de origem caribenha como imigrantes irregulares

Pablo Guimón
Jack Taylor
Mais informações
Com 40.000 venezuelanos em Roraima, Brasil acorda para sua ‘crise de refugiados’
Trump agora diz que não existirá acordo sobre os jovens imigrantes
UE esfria as expectativas de May e só propõe um acordo comercial depois do Brexit

A ministra do Interior britânica, Amber Rudd, renunciou neste domingo depois das pressões a que foi submetida nas últimas semanas. Ela foi criticada pela forma como geriu o escândalo desencadeado depois que veio a tona o tratamento que o governo deu à chamada geração Windrush, moradores de origem caribenha erroneamente tratados como imigrantes em situação irregular. Com a demissão de Rudd, sai do Governo uma das pessoas cujo nome era o mais cotado para suceder a primeira-ministra, Theresa May. Era também uma das figuras mais moderadas no Brexit, que mais abertamente defendia uma ruptura suave com a União Europeia.

O Governo fracassou nas últimas semanas ao explicar por que alguns descendentes da geração Windrush – assim batizada em homenagem ao primeiro navio que trouxe esses antilhanos ao Reino Unido, em 1948, para suprir a escassez de mão de obra depois da guerra – tinham sido tratados como imigrantes em situação irregular. O escândalo ofuscou a cúpula da Commonwealth, realizada em Londres há duas semanas, e alimentou as críticas à política chamada de “ambiente hostil”, que Theresa May pôs em andamento quando era ministra do Interior, antes de se tornar primeira-ministra.

O Governo pediu desculpas e anunciou que dará compensações aos prejudicados. Mas o escândalo pôs em xeque a gestão da imigração dos últimos Governos conservadores, que prometeram reiteradamente reduzir a imigração líquida para níveis abaixo de 100.000 pessoas, um objetivo que não chegou a alcançar nem de longe e que colocava uma enorme pressão à pasta ministerial da qual primeiro May foi titular e, depois, ao chegar a Downing Street após o referendo do Brexit, Amber Rudd assumiu. Rudd foi alvo de duras críticas por suas contradições ao responder às revelações sobre o escândalo. Informações publicadas pelo The Guardian a vinculavam ao estabelecimento de metas quantitativas de deportações de imigrantes. A ministra havia negado no Parlamento a existência desses planos. “Amber Rudd conhecia as metas que disse que não existiam. É o momento de Rudd sair”, denunciou a porta-voz trabalhista na área do Interior, Diane Abott.

Rudd havia sido convocada a responder sobre isso nesta segunda-feira no Parlamento, mas no fim da tarde deste domingo ela telefonou à primeira-ministra para apresentar sua demissão. E May aceitou, como comunicou o Governo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_