_
_
_
_
_

Detidos seis suspeitos de planejar ataque na meia maratona de Berlim

Segundo a polícia, eles são ligados ao terrorista que atacou um mercado natalino em 2016

Um suspeito é levado pela polícia neste domingo em Berlim.
Um suspeito é levado pela polícia neste domingo em Berlim.AP
Mais informações
Polícia italiana mata o suspeito do atentado em Berlim durante tiroteio em Milão
Tunísia prende três suspeitos de estarem ligados ao suposto terrorista de Berlim

Forças especiais da polícia de Berlim levaram a cabo com êxito uma operação antiterrorista neste domingo, detendo seis pessoas que planejavam cometer uma matança na meia maratona da capital alemã. Um dos detidos planejava atacar os atletas e o público com duas facas, segundo informações do jornal Die Welt confirmadas posteriormente por fontes policiais.

A edição eletrônica do jornal informou inicialmente que a polícia havia detido quatro suspeitos, depois de concluir que representavam um perigo para a segurança da população. Pouco depois, a polícia anunciou que os detidos eram seis, com idades entre 18 e 21 anos, e assinalou que um deles estava prestes a cometer o ataque na maratona realizada neste domingo. A polícia não revelou os motivos da detenção dos outros cinco suspeitos.

Os suspeitos integram, segundo a polícia, um grupo de pessoas ligadas ao terrorista tunisiano Anis Amri, autor do atentado em um mercado de Natal em Berlim em dezembro de 2016, no qual morreram 12 pessoas.

“Ainda estamos analisando o que ocorreu, mas acreditamos que o perigo estava perto”, disse um porta-voz da polícia citado pelo Die Welt. O jornal assinala ainda que a intenção dos detidos era vingar a morte de Amri, que foi abatido pela polícia italiana após ter fugido para esse país.

O principal suspeito detido pela polícia de Berlim estava sob vigilância das forças de segurança havia duas semanas.

A informação causou alarme na cidade, mas a polícia não quis dar detalhes sobre a identidade dos detidos, embora tenha admitido que em uma das residências que foram revistadas foram usados cães adestrados para detectar explosivos.

Não há cifras oficiais e não se sabe com exatidão quantos simpatizantes do grupo Estado Islâmico vivem na Alemanha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_