Cristiano Ronaldo, presente conturbado e futuro indefinido
O atacante segue pedindo um aumento salarial, mas o clube não faz nada a respeito
A idade que costuma definir a aposentadoria de um jogador de futebol bem-sucedido em várias ocasiões ultrapassa os 35 anos. Sua etapa de máximo rendimento costuma estar entre os 26 e os 31. Nesta segunda-feira (5), Cristiano Ronaldo chegou aos 33 anos. O número evidencia que a trajetória em alto nível do atacante mergulhou em sua última fase. Mas ele resiste. Cristiano, segundo asseguram diferentes membros de seu círculo em Madri, considera-se ainda capaz de alcançar seu pico máximo de rendimento. Não se considera um jogador em declive, apesar de ter a consciência de que não está alcançando sua melhor forma. "Sabe que ele não está funcionando como antes, assim como sabem que cada um dos demais também não. O que ocorre é algo generalizado", apontam dentro do Real Madrid.
Apesar de tudo, Cristiano optou por não retirar a corda que lançou ao clube em junho de 2017. Então, somente alguns dias após ganhar a décima-segunda Champions do clube, o staff do jogador e Jorge Mendes, seu representante, começaram uma campanha que divulgasse sua predisposição a abandonar Espanha. Então, em pleno julgamento por suposto delito fiscal, ele reconheceu seu desejo de voltar a Inglaterra. Hoje, sua relação com o clube e os dirigentes segue parada, em ponto morto.
O jogador português acha fervorosamente que seu salário deveria ser superior aos cerca de 22 milhões de euros limpos que firmou com o Real Madrid em novembro de 2016, quando o clube já aumentou os valores e renovou o contrato até junho de 2021, data na qual ele terá 36 anos. Os últimos movimentos do mercado são os que levaram ao jogador a pedir um novo aumento. Cristiano, conta seu meio, acha que por condição e rendimento não pode ser o quarto jogador mais bem pago da Europa e estar fora do top 5 mundial, contando o futebol chinês. Nesse momento, Messi, Neymar, e até Alexis Sánchez, nova estrela do Manchester United de José Mourinho, recebem mais que ele. Os primeiros, seus principais rivais pela etiqueta de melhor jogador do mundo, ganham de Barcelona e PSG mais de 35 milhões de euros por temporada, cifras que são os objetivos de Cristiano. Argumenta, além disso, que suas pretensões não são estritamente econômicas, mas também o que entende como um gesto de reconhecimento a seu serviço desde a chegada ao clube.
Mas no Real, por enquanto, optam por esperar. Asseguram que, desde quando o clube fechou o novo contrato do atleta não pensaram em revisá-lo e argumentam que, além disso, não é o momento mais oportuno para tratar este tema. Afirmam que não há nenhuma novidade a respeito e negam que se tenha tomado uma decisão. Dizem que ao jogador lhe restam mais de três anos de contrato e que não receberam nenhuma oferta de nenhum clube, e nem a comunicação do jogador de querer abandonar Madri. "Quando isso ocorrer, faremos algo", prometem. Não descartam categoricamente sua saída, mas sim afirmam que por hoje Cristiano Ronaldo continua sendo o homem mais importante do vestiário. Também que de nenhuma forma permitiram um dos jogadores mais importantes da história da equipe sair pela porta dos fundos.
Ele, por enquanto, mantém o silêncio e a incerteza em torno do que quer fazer. Publicamente reconhece que gostaria de ficar, mas no privado segue se mostrando descontente com algumas ações do clube. Em pleno bloqueio esportivo e de rendimento, e à espera do PSG, tudo é indefinido em Cristiano: seu presente e, mais ainda, seu futuro.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.