Cristiano Ronaldo conquista sua quinta Bola de Ouro
O português do Real Madrid recebeu nesta quinta-feira em Paris seu quinto prêmio, o segundo consecutivo, e igualou o recorde de Lionel Messi
Aliviado depois de um golaço no Borussia Dortmund, o oitavo na Champions e o décimo primeiro em sua primeira fase de temporada menos produtiva, Cristiano Ronaldo recebeu nesta quinta-feira em Paris sua quinta Bola de Ouro. Os títulos da Liga e da Champions e seu papel fundamental na ida de Portugal à Copa do Mundo da Rússia parecem motivos suficientes para que as incógnitas se dissipem em Paris, sede da France Football, a revista que concede a premiação individual mais prestigiada do futebol.
O anúncio foi feito por volta das 17h em cerimônia na Torre Eiffel que contou com a presença de jogadores renomados como Ronaldo, Kaká e Roberto Carlos. Messi foi o segundo colocado e Neymar, o terceiro. Buffon e Modric, nesta ordem, fecharam o top 5. Os outros brasileiros presentes entre os 30 primeiros foram Marcelo (16º) e Phlippe Coutinho (29º). A quinta Bola de Ouro iguala Cristiano Ronaldo a Leo Messi, o mais premiado da história até o momento. Tão evidente parece seu triunfo que até já vazou a informação sobre chuteiras especiais da empresa Nike para a ocasião: as chamadas “Quinto Triunfo”, na cor branca e dourada e com esse lema e suas iniciais “CR7” gravadas na parte posterior. Tampouco Florentino Pérez se preocupou muito em esconder, já que deixou escapar em duas ocasiões a próxima conquista do jogador que é o emblema da equipe. “Estou certo de que nesta próxima semana vai conquistar uma quinta Bola de Ouro”, afirmou o dirigente no domingo, durante um ato com os sócios.
Na quarta-feira, depois de seu gol na Champions, alguns de seus colegas disseram ainda não saber do triunfo do português, mas não pouparam elogios à sua figura e suas conquistas. “Tomara que leve a Bola de Ouro porque significa que a equipe vai bem”, afirmou Nacho Fernández. “Não sei se a ganhará, mas é mais que merecido. Tomara que ganhe”, disse Casemiro. “Tomara que continue conquistando recordes”, acrescentou Lucas Vázquez. Nem sequer Peter Bosz, técnico do Borussia Dortmund, quis desviar-se muito do caminho e desmerecer o mais que provável triunfo do atacante. “Tal como o vi esta noite, qualquer torcedor de futebol tem muito prazer em ver jogadores como Cristiano. Sua presença, sua vontade de marcar, sua forma agressiva de ir para a frente... isso é um prazer. Não saberia dizer se merece a Bola de Ouro”, disse.
A de 2017 será também a segunda Bola de Ouro consecutiva para um Cristiano que foi ganhador em 2008, quando era jogador do Manchester United, e em 2013, 2014 e 2016, nestes últimos já como jogador do Real Madrid. Precisamente a do ano passado foi a primeira que a revista France Football voltou a entregar com exclusividade depois de seis anos compartilhando a premiação com a FIFA. Para o prêmio, ao qual vota um grupo de jornalistas internacionais, foram indicados, além de Cristiano e Messi, que repetirá o segundo lugar, outros 28 jogadores: Modric, Marcelo, Ramos, Kroos, Benzema e Isco, do Real Madrid; Neymar, Mbappé e Cavani, do PSG; Luis Suárez, do Barcelona; Oblak e Griezmann, do Atlético; Lewandowski e Hummels, do Bayern; Dybala e Buffon, da Juventus; Kanté e Hazard, do Chelsea; Coutinho e Mané, do Liverpool; Kane, do Tottenham; Mertens, do Napoli; De Gea, do Manchester United; De Bruyne, do Manchester City; Dzeko, da Roma; Falcao, do Monaco; Bonucci, do Milan; e Aubameyang, do Borussia.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.