_
_
_
_
_

Vaticano investiga organização católica peruana por suspeita de pedofilia

Cúpula do Sodalício de Vida Cristã foi denunciada por abusos

O papa Francisco recebe diplomatas para os cumprimentos de ano novo, em 8 de janeiro.
O papa Francisco recebe diplomatas para os cumprimentos de ano novo, em 8 de janeiro.Andrew Medichini (EFE)
Mais informações
Padre, treinador de futebol e, agora, suspeito de molestar garotos em São Paulo
“Para uma criança denunciar abusos, ela deve sentir que não será julgada”, diz vítima de abusos sexuais
Mais de 500 meninos foram vítimas de violência em coral católico na Alemanha

Oito dias antes da visita do papa Francisco ao Peru, o Vaticano nomeou um representante para intervir no Sodalício de Vida Cristã, uma entidade de vida apostólica fundada em 1971, em Lima, por Fernando Figari. O Ministério Público do Peru pediu em dezembro nove meses de prisão preventiva para Figari por crimes de formação de quadrilha, sequestro qualificado e lesões corporais e psicológicas.

Figari dirigiu a organização peruana até 2010. A partir daquele ano, começou a viver entre a Itália e o Peru, mas não volta ao seu país desde 2015. Instalou-se definitivamente em uma casa de repouso dos confrades em Roma desde que se intensificaram as denúncias contra ele e outros dirigentes da organização por abusos sexuais e intimidações psicológicas. Seu caso é similar ao do mexicano Marcial Masiel e do chileno Fernando Karadima.

Os outros denunciados pela promotoria peruana são Virgilio Levaggi, Jeffery Daniels, Daniel Murguía, Ricardo Treneman e Óscar Tokumura. Para Figari, Levaggi, Daniels e Murguía, as autoridades pediram a prisão preventiva devido ao risco de fuga e obstrução da Justiça, uma vez que os indiciados estão fora do país e não se apresentaram após receberem intimações.

Em junho de 2017, algumas das supostas vítimas dos líderes do Sodalício pediram uma audiência ao papa Francisco para que ele ouvisse seus relatos. O pontífice chega ao Peru na noite desta próxima quinta-feira, dia 18, e permanecerá no país até o domingo seguinte. Desde a visita de João Paulo II, em 1989, nenhum Papa voltou a pisar no país.

Um boletim do Vaticano anunciou nesta quarta-feira que “a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica promulgou o decreto em que institui um comissariado para a sociedade de vida apostólica Sodalitium Christianae Vitae [Sodalício de Vida Cristã]” e nomeia Antonio Londoño, bispo de Jericó (Antioquia, Colômbia), como comissário apostólico da entidade.

O Papa “tem acompanhado com preocupação todas as informações que há vários anos chegam à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica sobre a situação do Sodalício de Vida Cristã”, acrescenta o comunicado.

“Notável gravidade”

O Vaticano disse também que o Papa “se mostrou especialmente atento a notável gravidade das informações sobre o regime interno, a formação e a gestão econômico-financeira, motivo pelo qual pediu com insistência uma particular atenção ao Dicastério [um órgão da Cúria romana]”.

O boletim da Santa Sé acrescenta que essas informações “se somaram ultimamente às graves medidas adotadas pela autoridade judicial peruana” com relação a Figari. Em dezembro, o Ministério Público denunciou penalmente o ex-líder do Sodalício por formação de quadrilha, sequestro qualificado e lesões físicas e psicológicas supostamente cometidas contra menores de idade e jovens entre as décadas de 1970 e 2000. Além disso, o Dicastério para a Vida Consagrada nomeou o cardeal norte-americano Joseph Tobin como comissário para as questões econômicas do Sodalício.

Em novembro de 2016, vítimas do Sodalício e seus familiares apresentaram uma denúncia, mas em janeiro de 2017 a Sexta Promotoria Penal de Lima arquivou a investigação, alegando que os crimes estavam prescritos.

No mês passado, a 18ª Promotoria Penal retificou essa primeira decisão, indicando que os crimes de formação de quadrilha e lesão não estavam prescritos. O Sodalício administra dois colégios privados em Lima e uma universidade em Arequipa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_