‘Lady Bird’, o filme que recebeu a pontuação perfeita dos críticos
O site Rotten Tomatoes, que compila críticas cinematográficas, dá 100% ao longa-metragem
Lady Bird: É Hora de Voar é o primeiro filme como diretora da atriz e roteirista Greta Gerwig (34 anos). O longa-metragem acaba de se tornar o mais bem avaliado na história do influente site Rotten Tomatoes, que compila críticas cinematográficas, anunciou a própria publicação. O filme, que estreia em abril no Brasil e recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro 2018, obteve a pontuação perfeita: 100% de críticas positivas.
Não é o primeiro a alcançar 100%. Toy Story 2 conseguiu isso em 1999. A diferença é que menos críticos opinaram sobre aquele filme (163) e, portanto, era mais fácil para ele chegar à nota perfeita do que a estreia na direção de Greta Gerwig (protagonista de Frances Ha), que se expôs a 178 opiniões.
A atriz Saoirse Ronan, de 23 anos, estrela a história de uma estudante de curso técnico que sonha em triunfar no mundo da arte e se tornar independente de uma mãe excessivamente controladora.
A plataforma de críticas cinematográficas, criada em 1998, conta com 13,6 milhões de usuários únicos mensais, de acordo com a ComScore, e sua influência em Hollywood é cada vez maior. Segundo as notas dos críticos profissionais compiladas pelo Rotten Tomatoes, Lady Bird obteve um resultado excelente.
A cifra se refere à porcentagem de críticas positivas que um filme recebe na mídia especializada. Se ele for aprovado (60% ou mais), aparece um tomate vermelho em todo o seu esplendor; se for reprovado (59% ou menos), pode-se ver um tomate verde, podre e esmagado.
Se o filme recebe uma avaliação excelente (75% ou mais de elogios de um bom número de críticos), aparece um selo de Certified Fresh atestando que o “tomate” está comprovadamente fresco. Para quem se interessa mais pela opinião do público, o site reserva o símbolo de um balde de pipocas, que anuncia a aprovação dos espectadores.
Como dizíamos, o site divide as críticas entre as feitas por profissionais e por fãs. Cada filme obtém, portanto, duas pontuações. Mas a que conta para a indústria é primeira delas. Dos espectadores que votaram no Rotten Tomatoes sobre Lady Bird, 87% gostaram do filme.
A influência do Rotten Tomatoes
A Warner comprou o Rotten Tomatoes em 2011, quando o site já era um fenômeno em Hollywood. A companhia assegurou que a plataforma de críticas cinematográficas manteria a independência em seus conteúdos. Mas, desde então, paira a sombra da dúvida sobre um possível conflito de interesses que afeta as decisões editoriais do site.
Em meados de novembro, os usuários do Rotten Tomatoes protestaram porque o site atrasou a publicação de uma de suas críticas. A Liga da Justiça é uma das grandes estreias do ano da Warner e recebeu uma avaliação bastante negativa, de 43%. Seus fãs tiveram de esperar − só puderam conhecer o veredicto depois da estreia do filme, diferentemente das demais novidades em cartaz. Não se falou de sua pontuação até que ela apareceu em um dos vídeos que o Rotten Tomatoes cria a cada semana para o Facebook, chamados See It/Skip It (veja/ignore o filme).
Os primeiros dias de bilheteria são cruciais para o rendimento comercial de um blockbuster como Liga da Justiça, que reúne Mulher-Maravilha, Batman, Superman e outros super-heróis do universo DC. Nesse primeiro fim de semana costuma se concentrar boa parte da arrecadação final de uma superprodução. As críticas negativas publicadas antes que comece o boca-a-boca dos espectadores podem reduzir em vários milhões de dólares os lucros da produtora do filme.
“É a destruição de nosso negócio. Antes, a crítica cinematográfica era uma arte. Agora, ela se reduz a um número. Todo mundo pergunta: ‘Que nota tem no Rotten Tomatoes?’”, lamentava em março uma de suas vítimas, o diretor e produtor Brett Ratner. Alguns de seus filmes foram alvo dos maiores tomates podres: Para Maiores (2013) obteve apenas 4% de críticas positivas e A Hora do Rush 3 (2007), 16%.
No ano passado, as avaliações do Rotten Tomatoes começaram a ser publicadas no serviço de venda digital de entradas Fandango, recordou em setembro o jornal The New York Times. A pontuação aparece bem ao lado do botão de comprar entrada. Se é negativa, tem um efeito bastante nocivo do ponto de vista empresarial, embora talvez muito útil para o espectador.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.