Preso jovem de 18 anos por ligação com o atentado em Londres
Polícia considera “importante” a prisão e anuncia que permitirá “mais atividade” aos agentes
A polícia britânica prendeu neste sábado um jovem de 18 anos por relação com o atentado desta sexta-feira na estação Parsons Green do metrô de Londres, que resultou em 30 pessoas feridas e que teve a autoria assumida pelo Estado Islâmico. A polícia considera que a detenção é “significativa” e representa um grande avanço na investigação, que continua aberta e que envolve a alocação de agentes em todo o Sudeste da Inglaterra.
“Um homem de 18 anos foi preso pela polícia de Kent na região portuária de Dover na manhã deste sábado, 16 de setembro, aplicando o item 41 da Lei contra o Terrorismo”, informou a Polícia Metropolitana numa nota. O preso continua detido nas dependências policiais e será levado para uma delegacia no Sul de Londres.
O coordenador nacional de Política Antiterrorista da Polícia Metropolitana, Neil Basu, ressaltou que se trata de uma “prisão importante” no âmbito da investigação do ataque de sexta-feira. “Esta detenção permitirá a nossos agentes mais atividade. Por importantes razões relacionadas à investigação, neste momento não daremos mais detalhes sobre o homem preso”, acrescentou.
Detectives investigating the terrorist attack at Parsons Green have made an arrest https://t.co/dr2s5fajVv pic.twitter.com/eowH6zaX79
— Metropolitan Police (@metpoliceuk) September 16, 2017
Por enquanto os agentes falaram com 45 testemunhas. Continuam a receber informações dos cidadãos, detalha a polícia na nota. A preocupação que os suspeitos pudessem agir novamente levou as autoridades na noite de sexta-feira a elevar o grau de ameaça terrorista para cinco, que significa que um atentado pode ser “iminente”. É a segunda vez neste ano que se atinge esse nível de alerta, declarado após o atentado na Manchester Arena em maio. O atentado no metrô de Londres é o quinto ataque terrorista no Reino Unido neste ano.
A decisão de elevar o alerta ocorreu em plena operação de busca aos terroristas que provocaram a explosão de uma bomba caseira na estação de Parsons Green. “As pessoas verão mais policiais armados no transporte público e em nossas ruas, dando proteção adicional”, declarou o prefeito de Londres, Sadiq Khan.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.