Coreia do Norte condena à morte quatro jornalistas sul-coreanos
Repórteres foram sentenciados por causa de resenhas de um livro britânico sobre a vida no país
Um tribunal da Coreia do Norte condenou à morte dois jornalistas sul-coreanos e os diretores dos jornais para os quais trabalham por publicarem resenhas sobre um livro britânico que aborda a vida no país asiático. O tribunal considerou que os quatro homens cometeram o crime de “insultar gravemente a dignidade” do país ao entrevistar os autores do livro, segundo informações da imprensa oficial norte-coreana. De acordo com os veículos de comunicação da Coreia do Sul, os jornalistas poderão ser executados a qualquer momento.
O Ministério de Unificação da Coreia do Sul condenou imediatamente a sentença emitida pelo tribunal do país vizinho, afirmando que Seul “tomará as medidas necessárias para garantir a segurança dos cidadãos sul-coreanos”.
“Os criminosos não têm direito a recorrer e a execução será realizada a qualquer momento e em qualquer local, sem procedimentos adicionais”, indicou um porta-voz do tribunal à agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Os jornalistas britânicos que escreveram o livro são os correspondentes em Seul James Pearson, da agência de notícias britânica Reuters, e Daniel Tudor, da revista The Economist. O livro, chamado North Korea Confidential (“Coreia do Norte Confidencial), se baseia em entrevistas com desertores norte-coreanos, diplomatas e comerciantes e retrata uma crescente economia de mercado na qual a população do país tem acesso a programas de televisão sul-coreanos, moda e filmes chineses ou norte-americanos introduzidos por contrabando.
A edição do livro em coreano, publicada em agosto e traduzida como A República Capitalista da Coreia, foi resenhada pelos jornalistas Yang Ji Ho, do Chosun Ilbo, e Son Hyo Rim, do Dong A Ilbo. O tribunal julgou que os autores “difamaram selvagemente a realidade da Coreia do Norte”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.