Android Oreo, as novidades do recém-lançado sistema operacional do Google
O novo software para celulares da empresa está centrado na segurança e melhoras de uso
O Google não oculta suas raízes e amor pela ciência. O buscador aproveitou o eclipse solar total desta segunda-feira, 21 de agosto, para renovar o Android. A oitava versão de seu sistema operacional para celulares e tablets, o Android O, cujo nome foi motivo de longa especulação e finalmente se confirmou como Android Oreo, chegará primeiro nas linhas Pixel e Nexus. O Google mantém o costume de nomear suas versões com referência a doces ou sobremesas, incluindo o Kitkat para o K, uma concessão a um nome comercial que se tornou realidade depois de fechar um acordo com a Nestlé. Havia um sinal: junto ao parque onde se realizou a celebração ficava a antiga fábrica da Nabisco onde nasceram esses icônicos chocolates.
Durante um encontro em um parque do bairro de Chelsea, em Nova York, o Google destacou as vantagens deste lançamento com dois eixos principais: a segurança e a simplicidade de uso.
#AndroidOreo has touched down on planet Earth. See how our superhero makes your device smart, powerful, fast, & secure. #SolarEclipse2017 pic.twitter.com/Lkz4qSZunu
— Android (@Android) August 21, 2017
Com o Google Play Protect, os usuários terão melhor controle do que é instalado em seu celular, poderão contrastar a fonte do código dos programas baixados e decidir se merecem ou não sua confiança. Uma forma de tentar frear os crescentes malware e garantir a privacidade.
O Google destaca a fluidez do Android Oreo: “Mais inteligente, mais rápido e mais poderoso que nunca”, disse a empresa, ao divulgar a oitava versão de seu sistema operacional. Permitirá poupar segundos em algo aparentemente irrelevante, mas prático, como conectar-se a uma rede wi-fi bastando fazer uma foto com a sucessão de caracteres ou preencher formulários com informações já conhecidas, sem ter que repetir o processo várias vezes.
Também promete uma melhor gestão das notificações, agrupando-as e dando prioridade às mais relevantes. A multitarefa, um dos pontos diferenciais em relação aos computadores, será uma realidade. "Alguma vez tentou ver um tutorial no YouTube e tomar notas em seu telefone ao mesmo tempo?”, desafiam no Google.
O Android O enfrenta um de seus grandes problemas, a duração da bateria, que fechará os aplicativos que consomem constantemente enquanto não estão sendo usados.
#AndroidOreo has landed. We’ve mixed the world’s favorite cookie with the smarts of @Android. Open Wonder → https://t.co/E2XlllEj5B pic.twitter.com/sAU1ra2jp2
— Google (@Google) August 21, 2017
Apesar de todas essas melhorias de índole prática e técnica, é muito provável que o mais apreciado pelos usuários sejam os 60 novos emojis, uma febre social que se transformou em modo de expressão e cultura popular.
Resta a incógnita da adoção do Android Instant Apps, aplicativos de escasso consumo de recursos de hardware, que não são instalados no celular, mas funcionam como programas autônomos. O Google o anunciou pela primeira vez em sua conferência de 2016.
O Google já está liberando o código para que os fabricantes atualizem seus telefones. Os primeiros serão o Pixel 5x e 6P, depois chegarão o Pixel C e o Nexus Player. Entre os parceiros comerciais que se atualizarão com esse sistema operacional se encontram Nokia, Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.