Imagens exclusivas da fuga de suspeito do atentado em Barcelona
Busca por Younes Abouyaaqoub é empreendida em toda a Europa. Número de mortos subiu para 15
A polícia catalã acredita que Younes Abouyaaqoub, suspeito de atropelar uma multidão na quinta-feira passada na La Rambla, em Barcelona, fugiu pelo mercado da Boqueria. O EL PAÍS obteve com exclusividade imagens do interior do mercado nas quais se vê um jovem, supostamente o motorista do furgão, caminhando pelos corredores do mercado e então saindo pelos fundos. As investigações indicam que de lá ele se dirigiu à Zona Universitária, a uma distância de seis quilômetros, onde roubou um carro para fugir. A Generalitat (Governo catalão) confirmou com total certeza que o motorista do furgão era Abouyaaqoub, procurado em todos os países da Europa.
Depois do atropelamento, a polícia comunicou que procurava um indivíduo de 1,70 metro de altura, que vestia camiseta branca com listras azuis. Nas imagens de dentro do mercado se vê Abouyaaqoub com óculos escuros, atravessando a Boqueria da Rambla até a praça de Sant Galdric. Ele havia entrado no famoso mercado depois de atropelar pedestres indiscriminadamente ao longo de mais de 500 metros da Rambla, da praça Catalunya até a frente do teatro Liceu. Lá desceu do carro e fugiu, “correndo e caminhando”, em direção à Zona Universitária, segundo a reconstituição feita pela Generalitat.
O conselheiro (secretário) de Interior da Generalitat, Joaquim Forn, confirmou nesta segunda-feira o que ele mesmo já havia anteriormente apontado como a hipótese mais provável: que Younes Abouyaaqoub era o motorista do furgão, conforme consta na documentação encontrada no veículo e no contrato de aluguel do furgão, além de indícios periciais e depoimentos de algumas testemunhas.
Os Mossos d’Esquadra (polícia catalã) divulgaram fotos e características do terrorista para pedir à população que coopere com sua localização. "Ele é perigoso e poderia estar armado”, advertiu o corpo policial no Twitter. Forn detalhou que Abouyaaqoub tem uma “compleição física normal, aproximadamente 1,80 metro, pele escura, cabelo curto, poderia usar barba e poderia ter trocado de camiseta, apesar de não ter passado por sua casa”.
Complexión física normal
— Mossos (@mossos) August 21, 2017
Aproximadamente 1’80m
Piel oscura
Pelo corto
Podría llevar barba pic.twitter.com/QRr9XVqsFn
Supõe-se que, ao final do seu trajeto a pé, já distante da Rambla, o suspeito roubou um Ford Focus, matando seu ocupante e usando o carro para forçar sua passagem por uma barreira policial na avenida Diagonal, onde uma policial fraturou uma perna ao ser atropelada. O carro foi encontrado três quilômetros adiante, em frente ao conhecido edifício Walden, já no município de Sant Just Desvern. Em seu interior foi encontrado o corpo apunhalado do dono do carro, Pau Pérez, considerado a 15ª vítima dos terroristas no ataque desta sexta-feira.
Além de Pérez e das 13 mortes na Rambla, houve também outra pessoa morta por jihadistas na localidade de Cambrils, 120 quilômetros ao sul de Barcelona. A Generalitat já terminou de identificar todas elas: foram sete mulheres e oito homens; sendo seis cidadãos espanhóis (um com nacionalidade argentina também), três italianos, dois portugueses, um belga, um americano, um canadense e um australiano-britânico.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.