_
_
_
_

Taylor Swift ganha ação contra radialista que a assediou

David Mueller deverá pagar a indenização simbólica de um dólar solicitada pela cantora

Taylor Swift numa imagem de 2016.
Taylor Swift numa imagem de 2016.ROBYN BECK (AFP)
Mais informações
Kesha, o lado mais obscuro das fábricas de sucesso
Taylor Swift no Grammy: “A todas as mulheres, não se deixem menosprezar”
Mobilização contra José Mayer, marco feminista e chamado às empresas

A cantora norte-americana Taylor Swift], 27 anos, ganhou uma ação contra um radialista por assédio sexual. Um júri de Denver (EUA) considerou que o radialista David Mueller comprovadamente assediou a cantora em 2013 e, por isso, ele foi condenado a pagar uma indenização — o valor é simbólico: de um dólar (3,19 reais), conforme a decisão do magistrado, desta segunda-feira. 

O júri também determinou que a mãe de Swift, Andrea, e um de seus representantes, Frank Bell, ambos processados por Mueller, estavam no seu direito de informar a agressão à emissora onde o radialista trabalhava (KYGO-FM), e da qual foi demitido.

Na semana passada, o juiz William Martínez, instrutor do caso, havia arquivado o processo movido pelo radialista contra a cantora por ele ter sido demitido, na qual solicitava uma indenização de três milhões de dólares.

Em nota, Swift agradeceu o juiz, o júri e a sua equipe de advogados, assim como “qualquer um que se sinta silenciado por uma agressão sexual”. A estrela pop reconheceu sua situação de privilégio social e disse que agora espera ajudar “àquelas pessoas cujas vozes também devem ser ouvidas”. Por isso, no futuro próximo fará doações a organizações que trabalham na defesa de vítimas de agressões sexuais.

A cantora pedia a indenização de apenas um dólar porque, segundo ela, "servir de exemplo a outras mulheres"

O julgamento durou uma semana na capital do Colorado, Denver, sob grande expectativa midiática. Mueller, de 55 anos, foi o primeiro a mover um processo, em 2015, ao que a cantora respondeu com um recurso.

Taylor Swift, de 27 anos, acusou Mueller de ter apalpado suas nádegas durante uma sessão de fotos anterior a um show em Denver, em 2013, algo que o locutor negava. Durante seu depoimento, na quinta-feira passada, Swift disse que Mueller lhe agarrou prolongadamente o traseiro. “Foi definitivamente um assédio, um assédio muito longo. Foi intencional, ficou agarrado no meu traseiro. Notei como agarrava o traseiro por baixo da saia.”

A cantora pedia a indenização de apenas um dólar porque, segundo ela, o verdadeiro objetivo da ação era “servir de exemplo a outras mulheres que podem resistir a reviver publicamente atos igualmente humilhantes e revoltantes”.

Swift, intérprete de sucessos como You Belong With Me, foi a cantora mais bem paga de 2016, com uma renda de 170 milhões de dólares (542 milhões de reis), obteve 10 prêmios Grammy e tem 102 milhões de seguidores no Instagram.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_