Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Paris e Los Angeles serão sedes das Olimpíadas de 2024 e 2028

COI aprova por unanimidade escolha das cidades e anunciará em setembro ordem dos realizadores

Jogos Olímpicos 2024 e 2028
Thomas Bach, presidente do COI com prefeitos de Paris e Los Angeles AFP

Salvo excepcional contratempo, Paris e Los Angeles serão as cidades-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e 2028. Assim foi decidido nesta terça-feira pelos 83 membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao aprovar, por unanimidade em uma sessão extraordinária em Lausanne (Suíça), a reforma sobre uma dupla atribuição simultânea para tais eventos olímpicos. “É uma oportunidade de ouro para o futuro dos Jogos Olímpicos e trará mais estabilidade ao movimento olímpico para os próximos 11 anos”, declarou Thomas Bach, o presidente do COI, em coletiva de imprensa posterior à votação em que compareceu com a franco-espanhola Anne Hidalgo, prefeita de Paris, e Eric Garcetti, o prefeito de Los Angeles.

Até o momento, a capital francesa e a metrópole norte-americana eram candidatas a organizar unicamente os Jogos de 2024. Mas a escassez de propostas (renunciaram sucessivamente Boston, Hamburgo, Roma e Budapeste) e a “excelente qualidade” de ambas as candidaturas, nas palavras de Bach, levaram o COI a repensar seu processo de atribuição para que nem Paris nem Los Angeles fiquem sem os Jogos Olímpicos, uma iniciativa que ambas as cidades aceitaram.

Bach, Hidalgo e Garcetti posaram para os fotógrafos com os braços para o alto, como celebrando uma vitória comum, depois da conclusão da coletiva de imprensa. “É uma grande decisão que põe todos, tanto o COI como o comitê de Los Angeles e o de Paris, em uma situação exclusivamente vencedora”, declarou Garcetti. “Senhor Bach, o senhor é um visionário”, elogiou Hidalgo.

Agora falta ver qual será a ordem estabelecida, se 2024 ou 2028. Desde que Paris declarou sua candidatura, os representantes do comitê da capital francesa sempre mantiveram a ideia de abrigar os jogos de 2024, sobretudo por motivos históricos (a última vez que Paris realizou o evento foi em 1924) e técnicos (a construção da Cidade Olímpica está garantida até 2024), enquanto seus homólogos norte-americanos, a começar por seu presidente, Casey Wasserman, deixaram a porta aberta para os de 2028. “Ficaríamos encantados em organizar os Jogos de 2028”, disse Garcetti nesta terça, ao ser indagado sobre essa possibilidade. Bach anunciou que o acordo tripartite será divulgado no máximo na próxima sessão plenária, em Lima (Peru), em 13 de setembro. Não é a primeira vez que o COI decide atribuir simultaneamente dois eventos olímpicos. Em 2 de junho de 1921, Paris e Amsterdã foram escolhidas no mesmo dia sedes das Olimpíadas de 1924 e de 1928, respectivamente.

MAIS INFORMAÇÕES