Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Sete bebidas supostamente saudáveis que não são muito melhores do que um refrigerante

Muita gente demoniza certas bebidas gaseificadas, mas acaba consumindo alternativas que contêm tanto ou mais açúcar

  • Em outubro de 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que as bebidas açucaradas fossem tributadas, num esforço para reduzir o consumo excessivo de açúcar, que considera responsável por doenças como obesidade e diabetes. Os bodes expiatórios dessa proposta são as bebidas gaseificadas, e não é para menos: um refrigerante de cola tem 10,6 gramas de açúcar por 100 ml (o que significa que uma única lata de 330 ml – 31,8 gramas – ultrapassa a quantidade máxima diária recomendada pela OMS, 25 gramas). No entanto, existem muitas outras bebidas cujo teor desse nutriente passa despercebido ou mesmo disfarçado de alimento saudável. Apresentamos a seguir uma lista de alternativas que não são necessariamente melhores do que um refrigerante. A quantidade de açúcar corresponde ao tamanho da porção padrão do produto (às vezes, menos do que 330 ml), com base em dados das principais marcas.
    1Em outubro de 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que as bebidas açucaradas fossem tributadas, num esforço para reduzir o consumo excessivo de açúcar, que considera responsável por doenças como obesidade e diabetes. Os bodes expiatórios dessa proposta são as bebidas gaseificadas, e não é para menos: um refrigerante de cola tem 10,6 gramas de açúcar por 100 ml (o que significa que uma única lata de 330 ml – 31,8 gramas – ultrapassa a quantidade máxima diária recomendada pela OMS, 25 gramas). No entanto, existem muitas outras bebidas cujo teor desse nutriente passa despercebido ou mesmo disfarçado de alimento saudável. Apresentamos a seguir uma lista de alternativas que não são necessariamente melhores do que um refrigerante. A quantidade de açúcar corresponde ao tamanho da porção padrão do produto (às vezes, menos do que 330 ml), com base em dados das principais marcas.
  • “Estas bebidas, que também podem incluir outros ingredientes, como suco, frutas e cereais, são alimentos geralmente ricos em açúcares adicionados e não devem substituir as frutas, o leite ou a água”, explica Manuel Moñino Gómez, presidente do Colégio Oficial de Dietistas- Nutricionistas da Espanha. Elas também contêm um aditivo, a carragenina, que provoca controvérsia entre os especialistas, embora a União Europeia só a proíba para bebês com menos de quatro meses. Esse composto, feito a partir de algas, confere textura ao líquido, tornando-o mais espesso. Estudos como este, da  Universidade de Illinois (EUA) , relacionam seu consumo com a doença inflamatória do intestino, principalmente do cólon, porque o nosso sistema imunológico detecta o composto como um invasor perigoso.
    2250 ml de ‘shake’: 28 gramas “Estas bebidas, que também podem incluir outros ingredientes, como suco, frutas e cereais, são alimentos geralmente ricos em açúcares adicionados e não devem substituir as frutas, o leite ou a água”, explica Manuel Moñino Gómez, presidente do Colégio Oficial de Dietistas- Nutricionistas da Espanha. Elas também contêm um aditivo, a carragenina, que provoca controvérsia entre os especialistas, embora a União Europeia só a proíba para bebês com menos de quatro meses. Esse composto, feito a partir de algas, confere textura ao líquido, tornando-o mais espesso. Estudos como este, da Universidade de Illinois (EUA), relacionam seu consumo com a doença inflamatória do intestino, principalmente do cólon, porque o nosso sistema imunológico detecta o composto como um invasor perigoso.
  • “É preciso diferenciar o suco 100% integral, de fruta espremida e engarrafada, pouco comum e caro; do suco feito a partir de um concentrado, no qual a fruta é espremida, a água é removida e é usado como ingrediente ao qual são adicionados elementos como conservantes ou aromatizantes; e o néctar, que tem 50% de fruta, no mínimo, por lei, mas com adição de açúcares, e não são recomendados em dieta alguma. O problema é que as pessoas acreditam que tomar um suco de fruta equivale a comer a fruta, mas não é o caso”, alerta o bioquímico e divulgador J.M. Mulet. Um estudo publicado no  The Journal of Nutrition  relaciona a ingestão de mais de cinco copos por semana de bebidas adoçadas com açúcar, incluindo néctares e sucos de fruta, com o risco de desenvolver síndrome metabólica: “Um aumento do risco de hipertensão, obesidade abdominal e altos níveis de triglicérides e glicose”, explica o pesquisador Jordi Salas, coordenador estudo.
    3250 ml de suco engarrafado: 28 gramas “É preciso diferenciar o suco 100% integral, de fruta espremida e engarrafada, pouco comum e caro; do suco feito a partir de um concentrado, no qual a fruta é espremida, a água é removida e é usado como ingrediente ao qual são adicionados elementos como conservantes ou aromatizantes; e o néctar, que tem 50% de fruta, no mínimo, por lei, mas com adição de açúcares, e não são recomendados em dieta alguma. O problema é que as pessoas acreditam que tomar um suco de fruta equivale a comer a fruta, mas não é o caso”, alerta o bioquímico e divulgador J.M. Mulet. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition relaciona a ingestão de mais de cinco copos por semana de bebidas adoçadas com açúcar, incluindo néctares e sucos de fruta, com o risco de desenvolver síndrome metabólica: “Um aumento do risco de hipertensão, obesidade abdominal e altos níveis de triglicérides e glicose”, explica o pesquisador Jordi Salas, coordenador estudo.
  • 250 ml de ‘smoothie’: 62,5 gramas Tem fama de saudável, mas esta bebida cremosa feita com polpa de fruta misturada com leite, gelo ou sorvete pode ser uma bomba nutricional. Um estudo recém-publicado pela  LiveLighter  revelou que tais produtos contêm mais calorias do que um hambúrguer e mais açúcar do que um refrigerante de cola. Ingerimos uma grande concentração de frutose de uma só vez, além do açúcar de outros ingredientes como leite ou iogurte. E isso vale só para os feitos em casa, pois os industrializados podem ser ainda piores: o jornal   NY Times   alertou especialmente sobre um chamado The Hulk Strawberry (ao qual pertence a quantidade de açúcar da referência. É vendido em embalagens de cerca de meio litro, o que significa 125 gramas de açúcar), que aporta a colossal quantidade de 1.000 calorias, o equivalente a dois ‘Big Mac’.
    4250 ml de 'smoothie': 62,5 gramas 250 ml de ‘smoothie’: 62,5 gramas Tem fama de saudável, mas esta bebida cremosa feita com polpa de fruta misturada com leite, gelo ou sorvete pode ser uma bomba nutricional. Um estudo recém-publicado pela LiveLighter revelou que tais produtos contêm mais calorias do que um hambúrguer e mais açúcar do que um refrigerante de cola. Ingerimos uma grande concentração de frutose de uma só vez, além do açúcar de outros ingredientes como leite ou iogurte. E isso vale só para os feitos em casa, pois os industrializados podem ser ainda piores: o jornal NY Times alertou especialmente sobre um chamado The Hulk Strawberry (ao qual pertence a quantidade de açúcar da referência. É vendido em embalagens de cerca de meio litro, o que significa 125 gramas de açúcar), que aporta a colossal quantidade de 1.000 calorias, o equivalente a dois ‘Big Mac’.
  • Um estudo realizado pela  Universidade de Bonn  mostrou que seu consumo de curto prazo afeta a saúde do coração. “A cafeína que contém pode causar irritabilidade, agitação, insônia, ansiedade ou problemas gastrointestinais, que podem ser mais agudos em crianças e adolescentes”, diz um dos especialistas ouvidos pelo EL PAÍS. Uma sondagem realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) revelou que 18% das crianças entre 3 e 10 anos, tomam habitualmente esse tipo de bebida.
    5250 ml de bebida energética: 27,5 gramas Um estudo realizado pela Universidade de Bonn mostrou que seu consumo de curto prazo afeta a saúde do coração. “A cafeína que contém pode causar irritabilidade, agitação, insônia, ansiedade ou problemas gastrointestinais, que podem ser mais agudos em crianças e adolescentes”, diz um dos especialistas ouvidos pelo EL PAÍS. Uma sondagem realizada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) revelou que 18% das crianças entre 3 e 10 anos, tomam habitualmente esse tipo de bebida.
  • Com um pouco de sorte, essas bebidas contêm 10% de chá, sendo o resto água, edulcorantes e grandes quantidades de açúcar para mascarar o sabor amargo e adstringente. Uma garrafa de 250 ml contém 27,5 g de açúcar, uma percentagem muito elevada especialmente quando consideramos que muita gente bebe alguns litros por dia precisamente porque considera saudável. Como se isso não bastasse, o pouco que resta dessa infusão perde suas propriedades no processo de engarrafamento, de acordo com um estudo realizado pela Sociedade Americana de Química: os polifenóis, um tipo de antioxidante associado com a diminuição das inflamações e do colesterol, evaporam quando o chá é embalado.
    6330 ml de chá gelado: 25 gramas Com um pouco de sorte, essas bebidas contêm 10% de chá, sendo o resto água, edulcorantes e grandes quantidades de açúcar para mascarar o sabor amargo e adstringente. Uma garrafa de 250 ml contém 27,5 g de açúcar, uma percentagem muito elevada especialmente quando consideramos que muita gente bebe alguns litros por dia precisamente porque considera saudável. Como se isso não bastasse, o pouco que resta dessa infusão perde suas propriedades no processo de engarrafamento, de acordo com um estudo realizado pela Sociedade Americana de Química: os polifenóis, um tipo de antioxidante associado com a diminuição das inflamações e do colesterol, evaporam quando o chá é embalado.
  • Cada colher de sopa de achocolatado contém 2,8 gramas de açúcar e 250 ml de leite semidesnatado contém 12 gramas. “O achocolatado solúvel tem entre 70 e 76% de açúcar, o que significa que o que você está ingerindo não é chocolate, mas açúcar com sabor de chocolate”, explica o nutricionista espanhol Juan Revenga. E não é só isso. O teor de fosfato também é um dos aspectos mais controvertidos: estudos como este, do Centro de Nefrologia de Heidelberg (Alemanha), relaciona o consumo abusivo de achocolatados com riscos para a saúde, tais como a insuficiência renal.
    7250 ml de leite com achocolatado: 17,6 gramas Cada colher de sopa de achocolatado contém 2,8 gramas de açúcar e 250 ml de leite semidesnatado contém 12 gramas. “O achocolatado solúvel tem entre 70 e 76% de açúcar, o que significa que o que você está ingerindo não é chocolate, mas açúcar com sabor de chocolate”, explica o nutricionista espanhol Juan Revenga. E não é só isso. O teor de fosfato também é um dos aspectos mais controvertidos: estudos como este, do Centro de Nefrologia de Heidelberg (Alemanha), relaciona o consumo abusivo de achocolatados com riscos para a saúde, tais como a insuficiência renal.
  • A favor desta bebida deve ser dito que não engana ninguém, não se esconde sob o marketing de bebida falsamente saudável, mas talvez as pessoas tampouco saibam a quantidade de açúcares adicionados que estão ingerindo se escolhem tomá-la no café da manhã (não imaginemos se for acompanhada por um croissant). Um estudo da fundação britânica Action Sugar, associada com o Instituto Wolfon de Medicina Preventiva, decifrou as colheres de chá de açúcar escondidas em cada uma dessas bebidas quentes de conhecidas franquias: mais de um terço das 131 analisadas (cujo volume médio é de cerca de 350 ml) contém cerca de 9 colheres de chá de açúcar: 36 gramas.
    8340 ml de café ‘frappé’: 36 gramas A favor desta bebida deve ser dito que não engana ninguém, não se esconde sob o marketing de bebida falsamente saudável, mas talvez as pessoas tampouco saibam a quantidade de açúcares adicionados que estão ingerindo se escolhem tomá-la no café da manhã (não imaginemos se for acompanhada por um croissant). Um estudo da fundação britânica Action Sugar, associada com o Instituto Wolfon de Medicina Preventiva, decifrou as colheres de chá de açúcar escondidas em cada uma dessas bebidas quentes de conhecidas franquias: mais de um terço das 131 analisadas (cujo volume médio é de cerca de 350 ml) contém cerca de 9 colheres de chá de açúcar: 36 gramas.