Forte terremoto volta a atingir o centro da Itália
O tremor, de 6,5 graus na escala Richter, não causou nenhuma morte, mas deixou feridos
Um novo terremoto, ainda mais forte que os da última quinta-feira, voltou a sacudir o centro da Itália. Às 7h41 (4h41 de Brasília), o abalo sísmico fez tremer, durante vários segundos, casas do centro de Roma e de cidades distantes, como Florença e Nápoles. Segundo a imprensa italiana, o epicentro do tremor estava localizado entre Perúgia e Macerata, e a magnitude foi de 6,5 graus na escala Richter. No entanto, a agência de notícias Reuters informou que o terremoto foi mais forte, de 7,1 graus, citando o U.S. Geological Survey como fonte.
Após o terremoto, o metrô de Roma foi fechado para a verificação de possíveis danos. Enquanto isso, réplicas de menor intensidade continuaram a atingir a região. Não há registros de mortes, apenas de feridos, que já estão sendo resgatados e levados a hospitais, e de danos a edifícios.
Resgate de feridos na Catedral de Norcia. Vídeo da Repubblica.
Segundo o departamento de Proteção Civil da região de Marcas, há desmoronamentos por todos os lados e a magnífica basílica de São Benedicto, en Norcia, ficou completamente destruída. Três dias antes, outros dois abalos, um 5,4 graus e outro de 6,2, já haviam atingido a província de Macerata, também em Marcas.
Já vão chegando testemunhos das zonas mais afetadas pelo terremoto. “Desmoronou tudo, vejo colunas de fumaça, é um desastre. Eu estava dormindo no carro, vi o inferno”, relatou o prefeito da Ussita (Macerata), Marco Rinaldi, ao jornal La Repubblica.
La Cattedrale di San Benedetto a Norcia non c'è più. Lo scatto sta diventando il simbolo del sisma di stamani pic.twitter.com/UbDRwIihPV
— Artribune (@artribune) October 30, 2016
O primeiro edil da localidade vizinha de Castelsantangelo, Mauro Falcunni, acrescentou: “Eu estou em Fano, onde moro, mas me disseram que há desabamentos, que é desastroso. A terra se abriu, há fumaça, uma catástrofe”.
Se a magnitude superior a 6,1, como a imprensa italiana já noticia, for confirmada, isso significaria que o terremoto desta manhã foi mais intenso que a sequência sísmica que se iniciou às 3h36 do dia 24 de agosto (22h36 do dia 23, no horário de Brasília) e destruiu praticamente toda a cidade de Amatrice. Esse terremoto deixou 297 mortos em Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto, também no centro da Itália.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.