_
_
_
_
_

Feliz Dia das Crianças, uma data reanimada pelas fotos infantis de perfil

Por que comemoramos um 12 de Outubro diferente das Américas? O doodle também se rende

Tom C. Avendaño
Fotos de crianças dos usuários de redes sociais, incluindo ministros e Temer.
Fotos de crianças dos usuários de redes sociais, incluindo ministros e Temer.

O 12 de outubro é feriado no Brasil, mas isso nada tem a ver com Cristovão Colombo, como no resto das Américas e na Espanha. A verdade é que a Europa só entra de raspão nessa história. O que se comemora é o dia de Nossa Senhora Aparecida, além do Dia das Crianças (que ganhou até um doodle do Google este ano). A celebração de Aparecida recorda um fato de 1717, quando a localidade de Guaratinguetá (SP) esperava a visita de um conde. Três pescadores se lançaram ao rio Paraíba do Sul para encontrar comida e poder receber o nobre dignamente. Ao puxar a rede, encontraram uma figura de barro de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Numa segunda redada, recuperaram a cabeça da imagem.

Mais informações
Por que eu não vou dar presente para meu filho no Dia das Crianças
Hispanidade? Na América, a data é sobre invasão e colonização

Com os anos, a imagem foi se tornando cada vez mais popular (muitos acreditam que por ser negra, como quase toda a população brasileira que necessitava de um milagre). Os fiéis lhe construíram um altar, depois um templo, e em 1930 o papa Pio XI a sagrou padroeira do Brasil.

Dessa forma, o país evita associar o dia a um passado que ainda incomoda alguns, e cuja lembrança não é de forma nenhuma homogênea no Brasil inteiro. De maneira geral (e resumindo grosseiramente), quanto mais conservador é o colégio, mais idílica é a forma como a colonização é ensinada, ao passo que nos colégios progressistas tende-se a focar mais as problemáticas raciais e culturais.

O estudo de história afro-brasileira só foi introduzido no ensino básico por uma lei aprovada em 2003. Agora (e aqui também estamos falando de forma muito geral), conta-se às crianças pequenas a história do conquistador Pedro Álvares Cabral, e, à medida que elas avançam no ensino fundamental e médio, os relatos do descobrimento e da escravidão (que durou até 1888) começam a ser questionados.

Desde 1924 se celebra também no 12 de outubro do Dia das Crianças, uma festa bastante ignorada até 1960, quando um fabricante de brinquedos a usou em uma campanha de marketing. Desde então é normal que os pequenos acabem ganhando um presente e um par de horas em um parque. E, mais recentemente, nesta semana a norma não escrita obriga a mudar a foto do perfil do Facebook por uma da infância dos usuários.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_