_
_
_
_
_

Itália aprova lei histórica de uniões civis homossexuais

Matteo Renzi opta por uma via de urgência que provoca o protesto da oposição e da Igreja católica

Partidários das uniões civis do mesmo sexo se manifestam fora do Parlamento italiano.
Partidários das uniões civis do mesmo sexo se manifestam fora do Parlamento italiano.FILIPPO MONTEFORTE (AFP)
Mais informações
Vaticano diz que casamento gay é “derrota para a humanidade”
Um padre do Vaticano se declara homossexual e apresenta o namorado
Vaticano formaliza excomunhão de padre brasileiro que defende gays

Matteo Renzi está disposto a tirar a Itália de seu atraso em matéria de direitos civis. O Governo conseguiu nesta quarta-feira –por 369 votos a favor, 193 contra e duas abstenções– a aprovação definitiva, mediante uma moção de confiança apresentada à Câmara dos Deputados, do projeto de lei de uniões civis entre casais do mesmo sexo, que, embora atenuado, já recebeu a luz verde no Senado. Tanto a oposição como a Igreja, que na Itália continua tendo um grande peso político e, pelo menos até agora, um grande poder de veto, se mostraram indignados pelo método acelerado usado por Renzi, que declarou: “Hoje é um dia de festa. Porque as leis são feitas para as pessoas, não para as ideologias. Para quem ama, não para quem proclama”.

Uma vez superada a moção de confiança, durante a tarde desta quarta-feira foi submetido a votação o texto da lei. O centro político, parte do qual dá respaldo ao Governo de Renzi, e o Family Day, um conjunto de organizações que defendem a família tradicional atacando os novos modelos de casais, pediram a intervenção da Presidência da República por considerarem que o projeto pode ser inconstitucional. Também o secretário da Conferência Episcopal Italiana (CEI), monsenhor Nunzio Galantino, se apressou a tomar parte no debate político.

A pressão da Igreja por meio da centro-direita já havia conseguido atenuar a lei durante sua aprovação no Senado, em 26 de fevereiro, evitando, sobretudo, a possibilidade de que um dos membros do casal homossexual possa adotar os filhos naturais de seu cônjuge. Mas, ainda assim, considera que o atual projeto de lei não estabelece distância suficiente do matrimônio de toda a vida. Monsenhor Galantino declarou, depois de conhecer a decisão do Governo de Renzi de aprovar a lei de todo o jeito: “A moção de confiança representará uma derrota de todos.” Os opositores da lei de uniões civis já se declararam dispostos a organizar um referendo revogatório.

PREMA PARA VER O GRÁFICO
PREMA PARA VER O GRÁFICO

Tudo isso ocorre, como explica o editorialista de La Repubblica Stefano Folli, no agitado clima pré-eleitoral das eleições municipais, “principalmente em Roma, onde a cidade laica e a cidade vaticana se entrecruzam”. Já Alfio Marchini, um dos candidatos à prefeitura pela centro-direita, anunciou um protesto: “Não realizarei jamais uniões homossexuais no Capitólio”. A ministra Maria Elena Boschi, responsável pelas Reformas Constitucionais, não se abalou: “Os prefeitos têm de respeitar as leis”. Além disso, ainda está para se ver que Marchini, a quem em princípio toda a centro-direita apoia, termine sentado em uma cadeira que, depois da destituição de Ignazio Marino, é ocupada por um comissário especial que tenta pôr na linha uma cidade tão bonita como difícil de governar.

Maria Elena Boschi contorna as críticas com tranquilidade: “Depois de decênios de espera, a lei de uniões civis é uma vitória histórica e a moção de confiança tem um valor político”. O valor, poderia ser acrescentado, do arrojo de um primeiro-ministro que, apesar de governar em minoria e se declarar católico praticante, está disposto a arriscar a continuidade de seu Governo e a admoestação do Vaticano com a finalidade de tirar a Itália de seu atraso histórico em matéria de direitos civis.

Matteo Renzi postou em sua página no Facebook um comentário em que se mostra orgulhoso de seu projeto: “Hoje é um dia de festa para muitos (...). Nestas horas decisivas tenho junto a meu coração o pensamento e a lembrança de Alessia [Ballini, prefeita de San Piero a Sieve, lutadora pelos direitos dos homossexuais, falecida em 2011]. E isto me basta. Porque as leis são feitas para as pessoas, não para as ideologias. Para quem ama, não para quem proclama. Nós fizemos com a moção de confiança porque já não se podia retardar mais depois de anos de tentativas fracassadas. Nós o fazemos com humildade e valentia”.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_