_
_
_
_
_

Em meio a protestos anti-impeachment, Gilmar Mendes suspende posse de Lula

Liminar suspende nomeação dele como ministro da Casa Civil. Lula da Silva perde foro privilegiado Ex-presidente falou por cerca de meia hora a apoiadores em manifestação em São Paulo

Ex-presidente Lula chega à Paulista.
Ex-presidente Lula chega à Paulista.NACHO DOCE (REUTERS)

Manifestantes favoráveis ao Governo Dilma Rousseff foram às ruas na tarde desta sexta-feira, dia 18, em atos "contra o golpe e em defesa da democracia". Em São Paulo, a Tropa de Choque da Polícia Militar tirou na manhã desta sexta, usando jatos de água e bombas de gás, o grupo de manifestantes anti-Dilma e contra o PT que ocupava a avenida Paulista havia mais de 36 horas. O temor era de que ocorressem confrontos entre os dois grupos, após a escalada da tensão provocada pela nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil e pela liberação de áudios grampeados pela Lava Jato, mas não houve ocorrências graves. Na Bahia, Dilma criticou novamente o juiz Sergio Moro. E, para terminar o dia, o ministro do STF Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula na Casa Civil e remeteu seu processo de volta para o juiz Sérgio Moro. 

Acompanhe as últimas notícias da crise e a cobertura das manifestações.

Encerramos a cobertura minuto a minuto. Mas continue a acompanhar no EL PAÍS Brasil as últimas notícias sobre a crise política brasileira. A cobertura completa está aqui --> http://cort.as/Zmry
Na manhã deste sábado, um dia após is protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff, um grupo de manifestantes contra o Governo petista voltou a acampar na calçada da avenida Paulista.
Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula na Casa Civil e caso volta a Moro. Veja os detalhes da decisão: http://cort.as/dEBE
BRASÍLIA - ato em favor de Dilma e Lula começa a esvaziar. Grupos convocam militantes para novo protesto no dia 31. "Vamos dobrar a meta", dizem os organizadores
Apesar da decisão de Gilmar Mendes, é o plenário do STF que decide a questão sobre Lula.
Gilmar Mendes diz em sua decisão que viu indícios de uma tentativa de Lula de escapar das investigações.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu a nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil e remeteu o processo para o juiz Sérgio Moro.
BRASÍLIA - "Você perdeu a eleição, não vai ter nenhum golpe, não", cantam os manifestantes em ritmo da música Vou festejar
BRASÍLIA - "ow Sérgio Moro eu não me engano, o seu nariz é bico de tucano", cantam os manifestantes
BRASÍLIA - O conselho federal da OAB decidiu apoiar o impeachment de Dilma e delegou à diretoria a decisão sobre o formato juridico desse ato.
SÃO PAULO - O instituto Datafolha diz que a manifestação na avenida Paulista a favor do Governo Dilma e do ex-presidente Lula reuniu 95.000 pessoas.
BRASÍLIA - Roberto Policarpo, presidente do PT-DF: "abrace o companheiro do lado e diga que não vai ter golpe".
BRASÍLIA - No dia 31 vamos dobrar a meta, afirmam os manifestantes
SÃO PAULO - A Polícia Militar calculou em 80.000 o número de manifestantes concentrados na avenida Paulista no momento de pico nesta sexta-feira. Os organizadores do movimento falam em 350.000.
BRASÍLIA - manifestantes falam em 80.000 pessoas. PM mantém cálculo de 4.000 participantes no ato pró-Dilma e Lula
BRASÍLIA - Conselho federal da OAB vota moção a favor do impeachment. Foram 26 votos de seccionais a favor do impeachment. E dois, contra: a seccional do Pará e o conselheiro vitalício Marcelo Lavenère.
BRASÍLIA - em frente ao Congresso, manifestantes gritam: Cunha na cadeia
BRASÍLIA - "Chora, coxinha, chora, tucano, a sua farra de playboy tá acabando", cantam os manifestantes, reporta Afonso Benites.
BRASÍLIA - "Fora Cunha" no Ministério das Relações Exteriores
Veja imagens das manifestações a favor do Governo Dilma e do ex-presidente Lula pelo Brasil: http://cort.as/dE_d

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_