_
_
_
_
_

A salada que as atrizes de ‘Friends’ comeram todos os dias por 10 anos

Ela se chama 'salada Jennifer', porque foi criada por ideia de Aniston. Tem muita proteína e poucos carboidratos

Courtney Cox, Jennifer Aniston e Lisa Kudrow, em um recente encontro.
Mais informações
O encontro de ‘Friends’ para homenagear James Burrows
O reencontro de Rachel, Monica e Phoebe, de ‘Friends’
Lisa Kudrow: o triunfo de sobreviver a ‘Friends’
Um Oscar para Jennifer Aniston?

Você consegue se imaginar comendo o mesmo prato todos os dias, sem variações? Mesmo que fosse seu prato favorito, depois de um tempo deixaria de ser. Mas não foi isso que pareceu acontecer com as protagonistas da série de televisão Friends, Lisa Kudrow, Courtney Cox e Jennifer Aniston, que comeram o mesmo prato todos os dias durante os 10 anos da lendária série.

As atrizes, ao lado de seus colegas do sexo masculino David Schwimmer e Matt LeBlanc (Ross e Joey, na ficção), que não apareciam juntos na televisão desde o último café no Central Perk em 2004, se reuniram para participar de um programa em homenagem ao diretor James Burrows, transmitido pela rede NBC no domingo, dia 21 de fevereiro. E foi lá que as atrizes contaram que a salada diária foi o ritual de uma década.

O prato em questão, salada Jennifer (sim, é uma receita de Aniston), consistia em grão de bico, frango ou peru picado, bacon de peru, ovos cozidos, tomates, abacate, cebolinha, agrião, queijo cheddar e alface mista, temperada com vinagrete e coberto com Roquefort picado. Dia após dia, ano após ano... ao menos é isso que elas contam.

Com um pouco de pão, melhor

A nutricionista Eva Gaspar reconhece que é um prato bastante completo, mas não o considera tão equilibrado para ser comido todos os dias. “Tem muitas proteínas, o que não é um problema para uma pessoa saudável, mas não devemos abusar delas”, diz. A recomendação da OMS é de 0,8 gramas por quilo de peso por dia, divididos igualmente entre o café da manhã, almoço e jantar. Além disso, de acordo com a especialista, faltam carboidratos na salada das garotas de Friends. A OMS recomenda que entre 55% e 60% da energia venha deles. “Precisamos complementar a dieta incluindo torradas no café da manhã, pão no almoço ou no jantar e, pelo menos, 3 peças de fruta, para atingir a dose diária recomendada”, acrescenta.

A nova salada favorita de Jennifer Aniston é melhor do que a que ela comia há dez anos, segundo a nutricionista Eva Gaspar

Isso significa que ela emagrece? Não. Para a especialista, este prato engorda no longo prazo: “Esta salada não é recomendada para quem quer perder peso, o queijo roquefort e o cheddar têm muita gordura, e o bacon, mesmo de peru, também. É melhor trocar por queijo de Burgos e temperar só com azeite, vinagre e sal”.

Aniston recentemente publicou no Instagram sua nova salada favorita, com ingredientes que são, de acordo com Gaspar, mais equilibrados: bulgur (um cereal que fornece os mesmos nutrientes que o trigo), pepino, grão de bico, salsinha, hortelã, cebola roxa, queijo feta e pistache. “O bulgur já fornece carboidratos, o queijo feta, as proteínas e os frutos secos são benéficos para o organismo”, diz a nutricionista. Os pistaches são 10,6% de fibra, por isso são recomendados em casos de prisão de ventre. Esta é a foto da nova salada de Jennifer:

A salada perfeita, segundo Aniston
A salada perfeita, segundo Aniston

Gaspar recomenda tomar cuidado com as quantidades e compensar as carências da comida com o café da manhã e o jantar. Então, comer essas saladas todos os dias não é uma má ideia se depois compensamos com o resto dos petiscos, para atingir as quantidades recomendadas de nutrientes necessários para um adulto. Claro: do tédio, não dá para escapar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_