Rei da Espanha encontra Lula com crise brasileira como pano de fundo
Ex-presidente do Brasil participa do encontro ‘Os desafios emergentes’ na Espanha


O Rei da Espanha recebe em audiência na quinta-feira os ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que chegará a Madri vindo da Alemanha, onde participa de uma conferência internacional do Partido Social Democrata com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.
O ex-chefe de Estado brasileiro visita a Espanha em um momento delicado para o Brasil, que enfrenta uma recessão econômica e uma paralisação política com o processo de impeachment da atual presidenta, Dilma Rousseff, agora provisoriamente suspenso, mas que desencadeou uma tensa situação política que Lula chamou de “golpe de Estado”.
O Brasil é o principal destino dos investimentos espanhóis no estrangeiro, especialmente no setor energético, no de tecnologia e nas telecomunicações, e a situação vivida pelo país gera incerteza nas empresas da Espanha que desenvolvem seus projetos em terras brasileiras. Uma inquietude que, com toda a certeza, será discutida no encontro entre o chefe do Estado espanhol e Lula.
No dia seguinte ao seu encontro com Felipe VI, o ex-presidente brasileiro participará em Madri do encontro organizado pelo EL PAÍS, ‘Os Desafios emergentes’, com o diretor do jornal, Antonio Caño, o presidente do grupo PRISA, Juan Luis Cebrián, e o ex-chefe do Governo espanhol Felipe González.
Lula foi presidente do Brasil entre 2003 e 2011, pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2011, a candidata de seu próprio partido, Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia em seu gabinete, o substituiu na presidência do país.
Durante os anos à frente do Governo do Brasil Lula impulsionou políticas que realizaram transformações sociais e econômicas no país que agora estão paralisadas. O ex-mandatário recebeu na Espanha o Prêmio Príncipe de Astúrias de Cooperação Internacional em 2003.
Mais informações
Arquivado Em
- Impeachment Dilma Rousseff
- Luiz Inácio Lula da Silva
- Martin Schulz
- Felipe González Márquez
- Juan Luis Cebrián
- Partido dos Trabalhadores
- Caso Petrobras
- Presidente Brasil
- Subornos
- Financiamento ilegal
- Destituições políticas
- Caixa dois
- Felipe VI
- Corrupção política
- Europa Central
- Chefe de Estado
- Familia Real
- Partidos políticos
- Governo
- Força segurança
- Conflitos políticos
- Casa Real
- Europa
- Empresas
- Espanha