_
_
_
_

CPI poupa filho de Lula e PF, por ora, não abre inquérito contra ele

Investigadores dizem aprofundam apuração contra o braço político do esquema

Ataídes Oliveira e Vanessa Grazziotin na CPI do CARF.
Ataídes Oliveira e Vanessa Grazziotin na CPI do CARF.G.M. (Ag. Senado)

A Polícia Federal e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar fraudes no Conselho Administrativo da Receita Federal pouparam, ao menos até agora, um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-ministro Gilberto Carvalho, ambos suspeitos de tráfico de influência. Oficialmente, a PF não explicou porque deixou o suposto braço político do esquema de fora. Investigadores relataram que a ideia é aprofundar as apurações contra Carvalho e Luiz Cláudio e abrir um inquérito específico.

Nesta semana, a PF concluiu a primeira parte do inquérito da Operação Zelotes e não indiciou nem Luiz Cláudio Lula da Silva, o filho do ex-presidente, nem o ex-ministro. Nesse primeiro momento 19 pessoas foram citadas como suspeitas de interferir em julgamentos feitos pelo CARF. O órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, é o responsável por analisar os recursos apresentados por empresas que foram multadas pela Receita Federal.

Mais informações
O esquema de corrupção onde só os “coitadinhos” pagam impostos
O preço de uma lei no Brasil
As montadoras entrarão na mira anticorrupção na Operação Zelotes?
Esquecido, escândalo de empresas afeta filho de Lula e dá sobrevida a CPI

Duas suspeitas pesam contra o grupo investigado. A primeira é que uma rede de lobistas e de fabricantes de automóveis pagavam propinas para funcionários públicos e julgadores do CARF para terem suas penalidades reduzidas. A outra, é que esse mesmo bando teria “comprado” medidas provisórias que beneficiariam a indústria automotiva com a isenção fiscal de determinados tributos.

Entre os indiciados estão o advogado Carlos Juliano Ribeiro Nardes (sobrinho do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes), o famoso lobista Alexandre Paes dos Santos, conhecido como APS, o ex-dirigente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores Mauro Marcondes, o dono da automotiva CAOA, Carlos Alberto Oliveira Andrade, a ex-secretária da Câmara de Comércio Exterior Lytha Espíndola e o jornalista Fernando César Mesquita.

O ex-ministro é investigado por usar seu cargo para negociar a venda de três medidas provisórias. A suspeita contra Luiz Cláudio surgiu depois que uma empresa de marketing esportivo de sua propriedade ter recebido 2,4 milhões de um dos suspeitos da fraude no CARF.

Acordão

A exclusão da esfera política na CPI do CARF ocorreu após um acordo firmado entre os senadores para evitar que financiadores de campanha fossem intimados. Até por isso, a relatora da comissão, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), uma aliada de primeira hora do Governo Dilma Rousseff (PT), decidiu antecipar em 20 dias a conclusão dos trabalhos e fazer vistas grossas para os suspeitos de participar da compra de emendas. E nessa relação estariam o filho de Lula e o ex-ministro.

Em seu relatório, Grazziotin sugeriu o indiciamento de 28 pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de influência, sonegação fiscal, ameaça e associação criminosa. O documento ainda será votado na CPI e pode sofrer alterações já que a oposição pediu vistas (um prazo maior) para analisar as conclusões da senadora.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_