_
_
_
_
_

Terremoto volta a atingir região da fronteira entre o Peru e o Brasil

Novo tremor é reflexo do sismo sentido na região na terça-feira, dia 24

Epicentro do terremoto que aconteceu no leste do Peru na terça-feira, dia 24.
Epicentro do terremoto que aconteceu no leste do Peru na terça-feira, dia 24.USGS

Um novo terremoto, desta vez de 6,7 pontos na escala Richter, atingiu o Norte do Brasil na madrugada desta quinta-feira, também na região da fronteira entre o Acre e o Peru. O tremor de terra, que ocorreu a 127 quilômetros da cidade de Tarauacá (AC), foi registrado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), por volta das 3h45 (horário de Brasília). O sismo ocorreu a cerca de 600 quilômetros de profundidade o que, segundo os especialistas, diminuiu os efeitos do tremor, mas ampliou seu alcance.

De acordo com o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand, que acompanhou os fenômenos na última semana, o tremor foi um pós-abalo sísmico, espécie de consequência dos tremores da última terça-feira, quando um terremoto de 7,5 pontos atingiu uma região fronteiriça entre o Peru e o Brasil.

Mais informações
Terremoto no Chile causa 11 mortes e deixa um milhão de desabrigados
Os chilenos esperam nas ruas
Os vídeos do terremoto no Chile
Assim acontece um terremoto
Epicentro do terremoto desta quinta-feira.
Epicentro do terremoto desta quinta-feira.Reprodução (USGS)

“A terra está em constante movimento, por isso as placas tectônicas mergulham uma sobre a outra, provocando, algumas vezes, tremores. A região entre o Leste do Peru e um pedaço do Acre está sob influência da Placa Sul-Americana e da Placa Nazca, por isso cidades da área podem sentir os abalos sísmicos”, afirmou o professor, à Agência Brasil. Não há registros de pessoas feridas, nem informações sobre danos que podem ter sido causados pelos abalos.

Na última terça, moradores do Peru relataram ter sentido o tremor de terra, que também foi notado no sul do país, em cidades como Cuzco e Arequipa, segundo jornais locais. No Brasil, moradores de ao menos seis cidades do Acre (Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus) também perceberam o terremoto, nesta terça-feira, segundo o site G1. O sismo também foi sentido em Rondônia e Manaus.

O último terremoto de grande magnitude registrado no Peru ocorreu no dia 15 de agosto de 2007, com epicentro na costa, 40 km a oeste de Pisco, matando 595 pessoas.

Com informações das Agências.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_