_
_
_
_

Um tremor de magnitude 6.8 afeta seis regiões do Peru

O abalo sísmico, de grande profundidade com epicentro no Ayacucho, destruiu casas no sul do país

Um terremoto de 6.8 na escala Richter afetou a população de seis regiões do Peru, e teve seu epicentro em Cora Cora, região do Ayacucho, na serra sul do país, onde algumas casas de material rústico sofreram danos, disse o chefe do Instituto Nacional de Defesa Civil (Indeci), Alfredo Murgueytio.

O abalo foi registrado às 18h21 deste domingo (20h21 no horário de Brasília) a 108 quilômetros de profundidade, segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP). O geólogo Patricio Valderrama explicou no Twitter que, como o movimento foi tão profundo, não devem ocorrer muitos danos, e isso explica também o fato de o tremor ter sido sentido em tantas regiões ao mesmo tempo.

O comandante do Corpo Geral de Bombeiros do Peru, Mario Casaretto, contou à emissora Radioprogramas que esteve em contato com as regiões Ayacucho, Cusco, Arequipa, Ica, Junín, Huancavelica e Lima, onde o tremor foi sentido, e que levou um susto e fiou preocupado. O fato ocorreu quase 24 horas após um abalo similar (de 6.4 Richter) ocorrido no Chile.

O terremoto do dia 15 de agosto de 2007 com epicentro em Pisco, costa sul, causou a destruição de 76.000 casas e, apesar do tempo passado, ainda há imóveis que não foram reconstruídos.

Nos minutos seguintes ao abalo, a primeiro-ministra Ana Jara e o comandante Casaretto anunciaram que não havia comunicação telefônica com Cora Cora, epicentro do tremor. No entanto, uma hora depois, o chefe da Defesa Civil conseguiu contato. Murgueytio disse que imóveis nas províncias de Lucanas e Parinacochas, cuja capital é Cora Cora, sofreram danos, mas não chegaram a desabar ou ficar inabitáveis.

Lucanas e Parinacochas são as províncias mais pobres da região de Ayacucho, com construções de barro e palha (uma grade de varas recobertas com barro). No terremoto de 2007, Cora Cora foi uma das províncias mais afetadas e a ajuda demorou a chegar, já que a região só é acessível vindo de Nasca, na região de Ica.

O tremor foi sentido também na costa, nos Andes e no sul: no vale dos rios Apurímac e Ene, e no Quillabamba, Cusco.

O Peru é afetado regularmente por movimentos das placas tectônicas, pois está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, por isso é comum que o Estado organize simulações de terremoto, obrigatórios, nas entidades públicas e privadas para melhorar a escassa cultura de prevenção de desastres. Depois do terremoto de 2007, quando morreram 500 pessoas, o Indeci indica que cada família tenha uma mochila de emergência, com alimentos não perecíveis, água, baterias e um rádio portátil. Essa prática, no entanto, não se popularizou.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_