Terremoto volta a atingir região da fronteira entre o Peru e o Brasil
Novo tremor é reflexo do sismo sentido na região na terça-feira, dia 24
Um novo terremoto, desta vez de 6,7 pontos na escala Richter, atingiu o Norte do Brasil na madrugada desta quinta-feira, também na região da fronteira entre o Acre e o Peru. O tremor de terra, que ocorreu a 127 quilômetros da cidade de Tarauacá (AC), foi registrado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), por volta das 3h45 (horário de Brasília). O sismo ocorreu a cerca de 600 quilômetros de profundidade o que, segundo os especialistas, diminuiu os efeitos do tremor, mas ampliou seu alcance.
De acordo com o professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand, que acompanhou os fenômenos na última semana, o tremor foi um pós-abalo sísmico, espécie de consequência dos tremores da última terça-feira, quando um terremoto de 7,5 pontos atingiu uma região fronteiriça entre o Peru e o Brasil.
“A terra está em constante movimento, por isso as placas tectônicas mergulham uma sobre a outra, provocando, algumas vezes, tremores. A região entre o Leste do Peru e um pedaço do Acre está sob influência da Placa Sul-Americana e da Placa Nazca, por isso cidades da área podem sentir os abalos sísmicos”, afirmou o professor, à Agência Brasil. Não há registros de pessoas feridas, nem informações sobre danos que podem ter sido causados pelos abalos.
Na última terça, moradores do Peru relataram ter sentido o tremor de terra, que também foi notado no sul do país, em cidades como Cuzco e Arequipa, segundo jornais locais. No Brasil, moradores de ao menos seis cidades do Acre (Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus) também perceberam o terremoto, nesta terça-feira, segundo o site G1. O sismo também foi sentido em Rondônia e Manaus.
O último terremoto de grande magnitude registrado no Peru ocorreu no dia 15 de agosto de 2007, com epicentro na costa, 40 km a oeste de Pisco, matando 595 pessoas.
Com informações das Agências.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.