_
_
_
_
_

215.000 franceses protestam contra a vacinação obrigatória e o certificado covid-19 pela quinta semana seguida

As manifestações, com uma participação levemente menor do que no sábado passado, começam a incomodar o Governo Macron, que viveu o desgaste dos ‘coletes amarelos’

Centenas de milhares de franceses foram às ruas pelo quinto sábado consecutivo para protestar contra o certificado covid-19.
Centenas de milhares de franceses foram às ruas pelo quinto sábado consecutivo para protestar contra o certificado covid-19.SARAH MEYSSONNIER (Reuters)
Silvia Ayuso

Centenas de milhares de pessoas voltaram a protestar neste sábado em toda a França contra as medidas do Governo de Emmanuel Macron para impulsionar a vacinação contra o coronavírus, principalmente o certificado covid-19 que já está em vigor há quase uma semana e a vacinação obrigatória dos profissionais de saúde. Segundo o Ministério do Interior, quase 215.000 pessoas foram às ruas pelo quinto sábado seguido para mostrar sua oposição ao que consideram uma “ditadura sanitária”, embora o recrudescimento da pandemia tenha levado a novos confinamentos e provocado saturação hospitalar em territórios ultramarinos, nos quais a taxa de vacinação é muito menor do que na França continental.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Mais informações
Certificado covid Europa
Passaporte covid-19 se impõe no dia a dia de 21 países europeus
Saint-jean-de-vedas (France), 13/04/2021.- Medical personnel vaccinates a driver in his car in the first drive-thru Covid-19 vaccination center in France, dubbed a 'Vaccidrive', where medical staff administer vaccine injections against Covid-19 to patients inside their vehicle, outside the clinic of Saint-Jean-de-Vedas near Montpellier, in southern France, 13 April 2021. (Abierto, Francia) EFE/EPA/GUILLAUME HORCAJUELO
Europa ignora pedido da OMS de adiar a terceira dose da vacina para ajudar os países mais pobres
covid passports countries require
Queda na taxa de imunização em países ricos dá impulso a medidas coercitivas para aqueles que não são vacinados

A participação nos protestos foi um pouco menor do que o previsto —a imprensa tinha citado fontes oficiais que previam 250.000 pessoas— e também ficou levemente abaixo do total mobilizado na semana passada, quando foi registrado um pico de 237.000 manifestantes. Mesmo assim, os observadores destacaram a capacidade de mobilização de um protesto social sem líderes claros e em pleno período de férias.

O Governo insiste há dias que o número de pessoas que se vacinam a cada semana é muito maior do que o de manifestantes que saem às ruas para protestar. Macron reiterou nesta semana seu objetivo de chegar a 50 milhões de cidadãos que tenham recebido pelo menos uma dose de vacina até o fim deste mês. No entanto, segundo a imprensa francesa, o fato de as manifestações não diminuírem começa a causar inquietação em um Executivo que conhece em primeira mão o desgaste causado por protestos de longa duração, como os dos “coletes amarelos” em 2018 e 2019, e já está de olho, assim como todos os partidos, nas eleições presidenciais que serão realizadas daqui a menos de um ano, em abril.

Os novos protestos —foram convocados cerca de 200 em todo o país —ocorrem quando o certificado sanitário já vigora há quase uma semana, enquanto nos territórios ultramarinos, novamente confinados, a situação se agrava. As autoridades começaram a exigir na segunda-feira que a pessoa apresente uma prova de vacinação completa, um teste negativo recente ou um certificado de que se recuperou do coronavírus para que possa entrar em bares e restaurantes —inclusive em áreas abertas—, embarcar em um voo interno ou um trem de longa distância e até mesmo visitar um paciente ou acompanhar alguém ao hospital. A exigência já vigorava desde 21 de julho para museus, cinemas e teatros, e a partir da próxima segunda-feira valerá também para ter acesso shopping centers de mais de 20.000 metros quadrados nas regiões onde a taxa de incidência passe de 200 casos por 100.000 habitantes. A medida também afetará nove centros comerciais em Paris, entre eles as emblemáticas Galerias Lafayette, como anunciou neste sábado a polícia. Em todo o país, 104 lojas e shoppings terão de exigir o controle sanitário a partir de segunda-feira, segundo a agência France Press.

Em um raro pronunciamento público no início de uma reunião do conselho de defesa sanitária —geralmente realizada a portas fechadas, em mais um sinal da preocupação gerada pelos protestos—, Macron afirmou na quarta-feira que o certificado covid-19 é um mal menor. “É isto ou o fechamento do país, um novo toque de recolher ou um confinamento”, advertiu, ressaltando que a crise sanitária ainda não foi superada e que as vacinas “são a maior proteção contra as internações”. A prova disso, segundo o Governo, é a situação crítica em territórios ultramarinos como Guadalupe e Martinica, novamente confinados e com os hospitais saturados pelos novos casos de covid-19, o que exigiu o envio de pessoal médico extra para essas localidades.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_