_
_
_
_
_

Maduro submete ONGs da Venezuela ao controle do órgão de combate ao terrorismo

Organizações deverão apresentar ao Governo uma lista de membros e suas fontes de financiamento

Nicolas Maduro Venezuela
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante um ato em Caracas, em 21 de abril.Prensa Miraflores (Prensa Miraflores / EFE)
Florantonia Singer

As ONGs da Venezuela terão que se registrar junto ao Escritório Nacional contra a Delinquência Organizada e o Financiamento do Terrorismo. A partir de 1º de maio, precisarão declarar os nomes de seus integrantes, suas fontes de financiamento, movimentações bancárias e uma lista de organizações associadas. A norma é um passo do chavismo para encurralar as ONGs, que desempenham um papel fundamental na documentação e denúncia da crise de direitos humanos que vive o país sul-americano. Durante o último ano, estes documentos elaborados pela sociedade civil venezuelana ecoaram nos relatórios de denúncias produzidos pelas Nações Unidas e o Tribunal Penal Internacional.

Mais informações
FILE PHOTO: FILE PHOTO: Venezuela's President Nicolas Maduro speaks during a news conference at Miraflores Palace in Caracas, Venezuela, March 12, 2020. REUTERS/Manaure Quintero/File Photo/File Photo
ONU acusa Governo de Maduro de crimes contra a humanidade
Venezuela.- Colombia militariza su frontera con Venezuela en Cúcuta ante la esperada llegada de miles de venezolanos
Cresce a tensão armada na fronteira entre Colômbia e Venezuela, com mortos e milhares de deslocados
Diosdado Cabello
Chavismo prepara medidas para controlar as redes sociais e o trabalho das ONGs na Venezuela

A normativa entrou em vigor discretamente, sem maiores discussões públicas nem difusão oficial. A solicitação de registro parte da premissa de que as associações sem fins lucrativos e as ONGs podem cometer delitos como o terrorismo, disseram em nota mais de 700 organizações que pedem a anulação da nova medida. A operação destas entidades agora ficará submetida à certificação do Governo.

Somando-se ao alerta sobre a situação das ONGs na Venezuela, a Anistia Internacional lançou na sexta-feira uma ação mundial urgente para denunciar a medida. Mas esta não é a única ameaça à vista. Como já ocorreu em 2020 na Nicarágua, o Governo de Nicolás Maduro prepara uma lei ―através da Assembleia Nacional eleita no questionado pleito de dezembro― para regular a cooperação estrangeira, outra via para introduzir controles. O projeto já foi apresentado ao Legislativo para sua discussão.

O Governo persegue há anos fundações envolvidas na distribuição de ajuda humanitária. São normais as expropriações de medicamentos, buscas policiais nas suas sedes, detenções e, mais recentemente, o congelamento de contas bancárias. As ONGs mais perseguidas são as que desenvolvem um trabalho social doando alimentos e remédios a pacientes crônicos e pessoas com HIV.

Apoie a produção de notícias como esta. Assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$

Clique aqui

“As bases do princípio de livre associação estão mudando, pois esta nova instância emitirá um certificado que permitirá que o representante legal das associações possa exercer suas funções, sujeitando o funcionamento à permissão do Governo”, diz o advogado Alí Daniels, diretor da organização Acesso à Justiça. “A provisão legal estabelece também as visitas in situ para verificar a validez da informação apresentada, o que significa um verdadeiro perigo de exposição para as vítimas.” A maior preocupação das ONGs é que sejam revelados seus beneficiários, que muitas vezes enfrentam violações de direitos humanos e, por isso, estão protegidos por acordos de confidencialidade.

Daniels salienta que a legislação internacional sobre a luta contra capitais ilegítimos não deve interromper nem desestimular o trabalho de quem luta pelos direitos humanos. As ONGs na Venezuela agiram em bloco e recorreram a representantes da ONU para pressionar pela revogação da lei.

A maior estridência contra as ONGs parte de Diosdado Cabello, deputado na nova Assembleia Nacional e número dois do chavismo. Nesta semana, em seu programa de televisão, Cabello disse que “há muitas [ONGs] vinculadas a programas de desestabilização, inclusive terroristas”. “Parem de escândalo. Vão para a Colômbia e não se registrem, e digam de onde tiram a grana”, afirmou.

Esta pressão ocorre num momento em que cresce a presença dos agentes humanitários no país, depois da autorização dada ao Programa Mundial de Alimentos, que atenderá escolares e que, como outras agências das Nações Unidas, opera em cooperação com organizações da sociedade civil.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_