_
_
_
_
_

Norte-americanos ignoram recomendações e viajam em massa no feriado de Ação de Graças

Com um milhão de deslocamentos por dia, aeroportos registram a maior atividade desde o começo da crise sanitária, na celebração mais anômala da história recente

María Antonia Sánchez-Vallejo
Cartaz recorda a obrigatoriedade do uso de máscara na área de desembarque do aeroporto LaGuardia (Nova York).
Cartaz recorda a obrigatoriedade do uso de máscara na área de desembarque do aeroporto LaGuardia (Nova York).John Minchillo (AP)

Os norte-americanos parecem ignorar os apelos das autoridades sanitárias e do próprio presidente-eleito, Joe Biden, para que fiquem em casa e evitem que o ritmo da pandemia se acelere. Milhões de pessoas se preparam para celebrar nesta quinta-feira a festividade mais familiar do ano nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças, por isso os aeroportos registraram, com um milhão de viajantes por dia, sua maior atividade desde o começo da crise sanitária, em março. Nem sequer a recomendação reiterada de não viajar lançada pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês, os comitês governamentais que prescrevem as normas sanitárias) foi capaz de frear o êxodo de milhões de pessoas a suas localidades de origem para o Dia de Ação de Graças mais anômalo que se tem notícia. Enquanto isso, nas principais cidades, dezenas de milhares de pessoas continuavam engrossando as filas diante de farmácias e laboratórios que fazem exames de covid-19.

Em seu discurso por ocasião da festividade, Biden recordou nesta quarta-feira que a doença já custou a vida de 260.000 norte-americanos e pediu a seus compatriotas que fiquem em casa. Citou sua própria família como exemplo do que manda o senso comum neste ano excepcional. “Vamos viver esta Ação de Graças separados. Jill [sua esposa] e eu passaremos em nossa casa em Delaware com nossa filha e genro. O resto da família fará o mesmo em pequenos grupos”, salientou.

Mais informações
Brazil's President Jair Bolsonaro greets the new Health Minister Eduardo Pazuello during an inauguration ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, September 16, 2020. REUTERS/Adriano Machado
Brasil tem a maior taxa de transmissão de covid-19 desde maio
(FILES) In this file photo taken on August 15, 2019 customers shop at a supermarket in Buenos Aire. - Inflation in Argentina reached 3,8% on October and accumulates 26,9% in 2020, one of the highest rates in the region, informed the state Institute of Statistics (Indec) on November 12, 2020. (Photo by JUAN MABROMATA / AFP)
E se fosse mais útil vacinar primeiro a caixa do supermercado?
Vacuna imagen 2
As diferenças abismais entre as vacinas de Oxford, Pfizer e Moderna, a Coronavac e a Sputnik V

Com uma média de 160.000 novos casos por dia, “que poderiam em breve chegar a 200.000” se a segurança não for reforçada, alertou Biden, o sistema sanitário está quase saturado em algumas partes do país. As autoridades expressaram sua preocupação com um possível aumento dos contágios pelos deslocamentos nesta semana de férias, o período em que tradicionalmente ocorrem mais viagens no país e que culmina com a ceia de Ação de Graças nesta quinta-feira, uma espécie de prólogo para o Natal.

Apesar da recomendação do CDC, esta é a semana com mais afluência de viajantes desde a chegada da pandemia aos EUA, em março, com uma média de um milhão de deslocamentos diários desde o fim de semana passado, segundo a Administração de Segurança de Transporte (TSA, na sigla em inglês), encarregada dos controles aeroportuários. As autoridades sanitárias temem que a circulação de pessoas e os intercâmbios entre núcleos familiares, assim como as reuniões de não conviventes, façam o número de contágios no país disparar ainda mais, inclusive em áreas onde até agora era possível manter a transmissão relativamente sob controle, enquanto o Meio-Oeste e o norte apresentam as cifras mais preocupantes.

Só nas duas últimas semanas foram registrados dois milhões de casos novos da covid-19 no país e, a se confirmarem os temores dos epidemiologistas sobre o impacto deste feriado de Ação de Graças, o mês de dezembro e a temporada natalina podem se transformar em um período ainda mais negativo, com 311.000 mortos até o final do ano, segundo as projeções mais otimistas do Instituto de Métricas de Saúde e Avaliação (IHME, em inglês).

Os EUA são o país do mundo mais afetado pela pandemia, com mais de 12,6 milhões de casos de covid-19 registrados desde março, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_