_
_
_
_
_

Líbano, um país em queda livre

Assolado pela crise econômica e pelo coronavírus, país enfrenta catástrofe provocada em Beirute que alimenta e se soma a um profundo caos político

Uma mulher caminha nesta quarta-feira junto a edifícios e veículos danificados pela explosão da véspera em Beirute.
Uma mulher caminha nesta quarta-feira junto a edifícios e veículos danificados pela explosão da véspera em Beirute.WAEL HAMZEH (EFE)
Natalia Sancha
Mais informações
Combo de imágenes de los manifestantes en Beirut, en diciembre. Abajo, el mismo lugar el 26 de marzo.
O protesto se nega a morrer em meio à pandemia de coronavírus
A megaexplosão em Beirute, em imagens
Raiva e solidariedade tomam Beirute depois da explosão que já deixou mais de 135 mortos

O Líbano já tremia muito antes da brutal explosão que sacudiu Beirute nesta terça-feira e provocou uma tragédia sem precedentes nos últimos anos, com mais de uma centena de mortos e milhares de feridos. O caos político e econômico há bastante tempo assola este país, que atravessa uma conjuntura especialmente difícil com a superposição de suas piores crises em décadas, da econômica à sanitária. Há nove meses os libaneses protestam nas ruas pedindo reformas e exigindo a queda em bloco da elite política, acusada de dilapidar os cofres estatais e criticada por distribuir o poder em função de cotas religiosas (18 comunidades são oficialmente reconhecidas). Agora, depois da explosão, enfrentam um novo desafio.

O país costuma viver à beira do abismo e a sobreviver de crise em crise. Sofreu durante 15 anos (1975-1990) uma das guerras civis mais devastadoras do século XX e foi frequentemente o tabuleiro onde os poderes internacionais e regionais resolveram suas diferenças. As maciças manifestações conseguiram derrubar o Governo de coalizão após forçar a demissão do primeiro-ministro Saad Hariri, em 29 de outubro. Entretanto, os cidadãos acusam o novo Executivo, formado no começo do ano, de não ter feito as reformas econômicas necessárias, após declarar moratória da dívida pela primeira vez e a libra local continuar em queda livre frente ao dólar. A dívida pública está em 170% do PIB, uma das proporções mais altas do mundo, e as negociações para receber ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional (FMI) estão estancadas desde maio.

Tal situação deteriorou o poder aquisitivo dos libaneses e levou os bancos privados a imporem uma espécie de corralito, o que levou quase metade dos 4,5 milhões de habitantes a caírem abaixo da linha de pobreza, segundo dados do Banco Mundial. Os preços de produtos básicos aumentaram 60%, e mais de 200.000 trabalhadores perderam seus empregos nos últimos meses, o que situa a taxa de desemprego em mais de 35%. À crítica situação financeira de um país que importa 80% dos que consome, soma-se a acolhida de 1,5 milhão de refugiados sírios e mais de 400.000 palestinos, o que faz do Líbano um dos países com o maior número de refugiados por mil habitantes e acrescenta uma sobrecarga aos maltratados cofres libaneses. A falta de divisas mergulhou o país na escuridão com cortes de eletricidade de até 22 horas por dia, paralisando sua já deficiente infraestrutura.

A catástrofe sacudiu o país dos cedros dois dias depois da conclusão da festividade islâmica do Eid el Adha e em pleno confinamento decretado na quinta-feira passada pelo Governo após registrar um repique nos infectados pela covid-19. O país contabilizou ao todo pouco mais de 5.000 positivos – sendo mais de 3.000 nos últimos 30 dias –, e alguns especialistas acreditam que os casos não diagnosticados poderiam ser dezenas de milhares. “A situação no Líbano é desastrosa em todos os sentidos da palavra”, disse na segunda-feira Hamad Hassan, o ministro da Saúde. O Governo optou por subvencionar a importação de produtos essenciais como o trigo, o combustível e os medicamentos, embora os hospitais públicos já estivessem superlotados e sem recursos suficientes para enfrentar a pandemia que deixou até agora um balanço oficial de 65 mortos. O sindicato de hospitais privados advertiu há 15 dias que estavam no limite de sua capacidade e que, se não recebessem os repasses públicos atrasados – estimados em um 6,3 bilhões de reais –, em breve começariam a fechar as portas. O setor privado representa 85% da saúde do país, com 10.000 leitos disponíveis, hoje saturados entre doentes pelo vírus e feridos pela brutal explosão da terça-feira.

À crise sanitária e econômica se somam as tensões entre as diferentes forças políticas do país, mergulhadas em uma troca de acusações e incapazes de encontrar uma saída comum para o colapso. A população libanesa prevê episódios violentos nas ruas conforme a fome se espalha e depois de vários confrontos entre os seguidores dos partidos tradicionais. Um temor que se amplia também ao sul do país, onde se teme uma guerra entre a milícia Hezbollah e Israel. Há apenas uma semana o Exército do Estado judaico disparou fogo de artilharia sobre a fronteira sul do Líbano, no que qualificou como “defesa frente a uma tentativa de infiltração de vários terroristas do Hezbollah em seu território”. Previamente, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, advertiu que responsabilizaria o Líbano e a Síria por qualquer ataque perpetrado pelo Hezbollah a partir de seus territórios.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_