Presidenta interina da Bolívia e o número dois da Venezuela estão com covid-19
Depois de Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira foi a vez de Jeanine Áñez e Diosdado Cabello informarem que os resultados de seus exames deram positivo para infecção por coronavírus
Depois do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, e o presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela, Diosdado Cabello, braço direito do chavismo, anunciaram nesta quinta-feira que estão com covid-19. No Twitter, Áñez —que assumiu a presidência boliviana em novembro, quando Evo Morales deixou o país— afirmou que passa bem, sente-se “forte” e cumpre a quarentena. “Testei positivo para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, sairemos adiante”, escreveu a presidente internina. “Junto com minha equipe, estivemos trabalhando pelas famílias bolivianas durante todo este tempo. Devido ao fato de que, na última semana, muitos deles testaram positivo para o coronavírus, fiz o teste e meu resultado também deu positivo. Estarei em quarentena durante 14 dias, até fazer outro exame”, afirma Áñez no vídeo publicado. Ela termina a mensagem agradecendo aos cidadãos bolivianos que trabalham para combater o novo coronavírus, que infectou quase 43 mil pessoas na Bolívia e deixou mais de 1,5 mil mortos no país até esta quinta-feira.
He dado positivo a Covid19, estoy bien, trabajaré desde mi aislamiento. Juntos, vamos a salir adelante. pic.twitter.com/oA4YVYlZFa
— Jeanine Añez Chavez (@JeanineAnez) July 9, 2020
“Desde já estou isolado e seguindo o tratamento indicado”, afirmou também Diosdado Cabello, dirigente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Ele cancelou a transmissão de seu programa Con el Mazo Dando por apresentar o que considerou “uma forte alergia”. Agora foi confirmado que na realidade tem coronavírus.
O presidente Nicolás Maduro transmitiu pela televisão uma mensagem de apoio a Cabello: “Estamos contigo, Diosdado. Tenho certeza de que, com sua fortaleza moral, espiritual e a proteção de nosso santo José Gregorio Hernández, você passará esses dias de tratamento e recuperação”. O mandatário disse que seu número dois “está descansando, está bem, só teve o que acreditava ser uma forte alergia com um pouco de dor de cabeça”. O governador do Estado de Zulia, o chavista Omar Prieto, também foi hospitalizado há pouco com problemas respiratórios e sintomas leves de coronavírus.
Depois de meses com números modestos de contaminados, as estatísticas oficiais venezuelanas começaram a subir pouco a pouco nas últimas semanas. No início de junho, a Venezuela registrava 1.600 casos e 17 mortos. Nesta quinta-feira o número havia aumentado para 8.008 positivos, com 75 casos fatais, segundo dados divulgados pelo Executivo. O número de mortos é de quatro a cinco por dia.
Depois de um teste de flexibilização, o Governo decretou “a radicalização” da quarentena. As ruas de Caracas e do resto das cidades do país voltaram a amanhecer nesta semana tomadas pela Polícia Nacional Bolivariana, com funcionários postados a poucos quarteirões de distância nas avenidas e rodovias, solicitando salvo-conduto para circular. O comércio e as atividades cotidianas, que haviam sido relaxados, sofreram novas restrições.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.