_
_
_
_
_

Alemanha gastará 130 bilhões de euros para combater crise causada pelo coronavírus

Merkel anuncia pacote de estímulo que inclui bônus por filhos, redução do IVA e verbas para os municípios

A chanceler alemã, Angela Merkel, anuncia um pacote de estímulo para a economia do país, na noite de quarta-feira.
A chanceler alemã, Angela Merkel, anuncia um pacote de estímulo para a economia do país, na noite de quarta-feira.JOHN MACDOUGALL (AFP)

Os líderes da grande coalizão que governa a Alemanha aprovaram na noite desta quarta-feira, após dois dias de exaustivas reuniões, um pacote de 130 bilhões de euros (737 bilhoes de reais) em gastos públicos. Com essa medida, o gabinete da chanceler Angela Merkel pretende enfrentar as consequências do coronavírus para a maior economia europeia.

Mais informações
Chairman of the Alliance in Support of Patriotic Democratic Movements of China and former Legislative Council member, Lee Cheuk-yan (centre L), leads a candlelit remembrance with other activists after crossing downed barricades into Victoria Park in Hong Kong on June 4, 2020, after the annual vigil that traditionally takes place in the park to mark the 1989 Tiananmen Square crackdown was banned on public health grounds because of the COVID-19 coronavirus pandemic. - Hong Kong protesters on June 4 defied a coronavirus ban against a mass vigil commemorating the anniversary of China's Tiananmen crackdown to enter a landmark city park, AFP reporters on scene said. (Photo by Anthony WALLACE / AFP)
AO VIVO | Últimas notícias sobre o coronavírus e a crise política no Brasil e no mundo
Berlin (Germany).- German Chancellor Angela Merkel gives a statement after a Corona Cabinet Meeting in Berlin, Germany, 20 April 2020. Countries around the world are taking increased measures to stem the widespread of the SARS-CoV-2 coronavirus which causes the Covid-19 disease. (Alemania) EFE/EPA/ANDREAS GORA / POOL
‘Merkelmania’ aponta o êxito da chanceler cientista durante a pandemia
New Zealand's Prime Minister Jacinda Ardern briefs the media about the COVIS-19 coronavirus at the Parliament House in Wellington on April 27, 2020. - Ardern claimed New Zealand had scored a significant victory against the spread of the coronavirus, as the country began a phased exit from lockdown. (Photo by Mark Mitchell / POOL / AFP)
E se as mulheres estiverem administrando a crise do coronavírus muito melhor que os homens?

O pacote, que será aplicado neste ano e no próximo, inclui um bônus para famílias com filhos, redução na alíquota do imposto sobre valor agregado (que incidente sobre bens e serviços) e vários bilhões em ajuda às empresas. Em um gesto voltado a desonerar as famílias, o Governo pagará um bônus de 300 euros (1.700 reais) por criança, em parcela única, junto com o auxílio familiar habitual.

O plano se soma aos 156 bilhões de euros de um pacote aprovado em março, no início da pandemia. Seu escopo é mais amplo do que se antecipava nos últimos dias. Os líderes dos três partidos que compõem a grande coalizão alemã (os democratas-cristãos da CDU, os sociais-cristãos bávaros da CSU e os sociais-democratas do SPD) começaram a debater o pacote no começo da tarde de terça-feira e, após nove horas de reunião, decidiram retomar a discussão no dia seguinte.

De 1º de julho a 31 de dezembro de 2020, a alíquota normal do IVA será reduzida de 19% para 16%; e a alíquota reduzida, que incide sobre bens essenciais, passará de 7% para 5%. Também haverá isenção tributária na tarifa elétrica para lares e empresas.

Destaca-se também a ajuda aos municípios, que receberão bilhões de euros do Governo federal. Os líderes da CDU, SPD e CSU concordaram que qualquer déficit tributário resultante da redução do IVA será compensado pelo Governo alemão e pelos Estados.

Os líderes da coalizão também decidiram liberar bilhões em ajuda adicional a setores que foram particularmente afetados pela crise. De acordo com a resolução da reunião, está previsto um “auxílio-ponte” de até 25 bilhões de euros. Outros 50 bilhões serão destinados a investimentos em tecnologias do futuro, incluindo a promoção de carros elétricos e mais estações de carga. A tecnologia de hidrogênio e a inteligência artificial também serão promovidas. Como no caso do abatimento no IVA, a perda de arrecadação pela desoneração das empresas será compensada pelo Governo federal e pelos Länder (Estados).

Informações sobre o coronavírus:

- Clique para seguir a cobertura em tempo real, minuto a minuto, da crise da covid-19;

- O mapa do coronavírus no Brasil e no mundo: assim crescem os casos dia a dia, país por país;

- O que fazer para se proteger? Perguntas e respostas sobre o coronavírus;

- Guia para viver com uma pessoa infectada pelo coronavírus;

- Clique para assinar a newsletter e seguir a cobertura diária.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_