_
_
_
_
_

Republicanos manobram para iniciar o julgamento de Trump ignorando pedidos dos democratas

Líder da maioria no Senado afirma ter votos suficientes para começar a analisar o impeachment e deixar os depoimentos para uma segunda fase

Pablo Guimón
O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.
O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.LEAH MILLIS (REUTERS)

O grupo republicano no Senado dos Estados Unidos está disposto a começar o julgamento do impeachment de Donald Trump ainda sem obter um acordo com a minoria democrata sobre a possibilidade de chamar depoentes. Assim declarou na terça-feira Mitch McConnell, líder da maioria republicana na Casa, em uma breve entrevista em que afirmou contar com os 51 votos necessários para iniciar o julgamento, deixando a decisão de solicitar depoimentos e documentos para depois que as partes realizarem suas exposições iniciais.

Mais informações
Portada de un periódico este jueves, en Nueva York.
Impeachment de Donald Trump consolida fase de polarização nos EUA
Trump em comício em Michigan.
Câmara aprova processo de impeachment de Trump, que será julgado pelo Senado dos EUA

O julgamento do impeachment do democrata Bill Clinton, em 1999, foi feito dessa forma, ainda que exista uma diferença substancial: agora os senadores têm muito menos informações sobre o caso, já que durante a investigação o presidente Trump ordenou a sua Administração o bloqueio de qualquer pedido de documentos e depoentes da Câmara dos Deputados. É por isso que a líder da Casa, a deputada Nancy Pelosi, resiste a entregar ao Senado os dois artigos do impeachment aprovados em 19 de dezembro, um por abuso de poder e outro por obstrução ao Congresso, em uma disputa para combinar com os republicanos regras justas ao julgamento.

Os republicanos consultaram suas bases e comprovaram que teriam votos suficientes para seguir com o plano de McConnell. Ele permitiria aos republicanos estabelecer as regras sem a concordância dos democratas, que não demoraram em criticar a iniciativa do líder da maioria. Os republicanos, disse o líder da minoria democrata no Senado, Charles Schumer, serão parte de um “grande e horrível encobrimento” se impedirem que as provas venham a público.

Os democratas há semanas tentam convencer um grupo de senadores republicanos para que os apoiem em pedir que se garanta, antes do começo do julgamento, a ida de quatro depoentes. Mas na terça-feira alguns desses republicanos indicaram que não achariam inconveniente chamar os depoentes em uma segunda fase do julgamento.

Os discussões esquentaram ainda mais após o ex-conselheiro de Segurança Nacional John Bolton anunciar na segunda-feira que estaria disposto a depor se fosse chamado pelo Senado. Seu depoimento seria significativo, pois tem conhecimento direto sobre o comportamento de Trump na trama da Ucrânia. Alguns republicanos se apressaram em argumentar que o Senado não pode chamar depoentes que não fizeram parte do transcurso da investigação na Câmara. O próprio Trump republicou no Twitter uma mensagem em que o senador Marco Rubio defendia essa postura.

A pressão dos republicanos sobre Pelosi para que entregue os artigos do impeachment se intensifica. Seu comportamento, disse o próprio McConnell, é “inapropriado”, “vergonhoso” e “desdenhoso com o povo norte-americano”. “A líder da Câmara dos Representantes [deputados] não irá escrever novas regras ao Senado”, acrescentou. Na tarde de terça-feira, Pelosi ainda não havia se pronunciado, e a paciência dos republicanos se esgotava.


Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_