_
_
_
_
_

OMS faz alerta ao Brasil e México sobre o curso da pandemia do coronavírus

Diretor da organização diz que os dois países precisam “levar muito a sério” os rumos da crise sanitária

Funcionários de cemitério em Nova Iguaçu carregam caixão de uma vítima da covid-19.
Funcionários de cemitério em Nova Iguaçu carregam caixão de uma vítima da covid-19.Silvia Izquierdo (AP)
Carmen Morán Breña
Mais informações
FILE - In this March 16, 2020 file photo, a patient receives a shot in the first-stage safety study clinical trial of a potential vaccine for COVID-19, the disease caused by the new coronavirus, at the Kaiser Permanente Washington Health Research Institute in Seattle. In a press briefing on Thursday May 14, 2020, the European Medicines Agency predicted that there could be licensed drugs to treat the new coronavirus in the next few months and that a vaccine might even be approved in early 2021, in a “best-case scenario.” (AP Photo/Ted S. Warren, File)
Brasil fica para trás na estratégia de vacinação contra a covid-19 e acende alerta
A paulistana Fernanda Pereira, que enfrenta três horas de transporte público para se deslocar da casa ao trabalho, em São Paulo.
Um dia após eleição, São Paulo endurece quarentena
Bruno Covas, mayor of Sao Paulo, celebrates his re-election during the municipal elections in Sao Paulo, Brazil, November 29, 2020. REUTERS/Amanda Perobelli
Como Covas vai retomar empregos sob a ameaça de segunda onda da covid-19 e sem auxílio emergencial?

A situação da covid-19 no Brasil e no México acendeu um sinal de alerta na Organização Mundial da Saúde (OMS), que pediu aos Governos destes dois países que levem a pandemia “muito a sério”. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, chamou a atenção para a rápida progressão dos contágios. Sobre o Brasil, afirmou que a situação é “muito inquietante” e considera que isso deve ser levado em conta. No dia seguinte ao segundo turno das eleições municipais, algumas restrições sanitárias foram intensificadas.

Aviso aos leitores: o EL PAÍS mantém abertas as informações essenciais sobre o coronavírus durante a crise. Se você quer apoiar nosso jornalismo, clique aqui para assinar.

A mesma recomendação da OMS vale para o México, um país que já soma 105.940 mortes e mais de 40.000 casos ativos. A organização acredita que o país está em uma “posição ruim” pelas cifras que apresenta. “O número de casos dobrou e também o de mortes”, apontou Ghebreyesus. “Queremos pedir ao México que leve [a pandemia] muito a sério”, acrescentou. Efetivamente, enquanto os hospitais em alguns Estados mexicanos registam um índice de ocupação de leitos semelhante aos dos picos do primeiro semestre, boa parte da população continua fazendo festas e saindo para trabalhar sem as medidas sanitárias corretas. O país se debate entre os contágios e o afundamento da economia, e a população, como em outras partes do mundo, já demonstra um cansaço rebelde.

O México ultrapassou os 100.000 mortos em 20 de novembro e também, segundo a informação da OMS, superou pela primeira vez os 12.000 casos confirmados por dia. O número aumentou 30% na semana de 23 a 28 de novembro, segundo os dados oficiais.

Também os dados da Universidade Johns Hopkins (EUA) colocam o Brasil em uma posição complicada. Com seus 212 milhões de habitantes, é o segundo do mundo mais afetado pela pandemia e já soma mais de 170.000 mortos, atrás apenas dos Estados Unidos.

O diretor-geral da OMS disse que o Brasil tinha conseguido reduzir o número de casos em quase dois terços em relação ao pico alcançado em julho, com 114.000 casos na semana de 2 de novembro. Mas “durante a semana de 26 de novembro estamos novamente em 218.000 casos por semana”, afirmou. “Se for levado em conta o número de mortos da semana de 2 de novembro, eram 2.538, mas agora contamos 3.876.” O presidente Jair Bolsonaro foi um dos líderes mundiais que mais minimizaram as consequências da pandemia e na semana passada disse que não se vacinará – ele já teve a doença em julho. Tampouco apoiou o fechamento das atividades econômicas.

Tanto Brasil como México são países muito populosos, com cifras escandalosas na mesma medida, e a OMS aponta repiques que considera preocupantes e insiste às autoridades para que tomem as medidas necessárias. A Cidade do México, a mais afetada e um dos focos mais populosos da pandemia no país, aumenta cada vez mais as medidas de salubridade e contenção epidêmica, na busca desesperada por um equilíbrio que lhe permita combater a crise sanitária sem afetar uma economia já muito danificada. A capital continua aumentando o número de exames aleatórios, e todo o país faz cálculos sobre uma futura campanha de vacinação.

Siga a cobertura em tempo real da crise da covid-19 e acompanhe a evolução da pandemia no Brasil. Assine nossa newsletter diária para receber as últimas notícias e análises no e-mail.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_