_
_
_
_
_

O que levar na hora de votar? Como justificar? Tire suas dúvidas sobre as eleições 2020

Elaboramos um guia com as principais perguntas e respostas para você se programar para o primeiro turno das eleições neste domingo

Eleições 2020
Uma urna eletrônica de um colégio eleitoral no Rio de Janeiro. Votação nas eleições 2020 vai das 7h às 17h em todo o Brasil.Fernando Frazão (Agência Brasil)
São Paulo -

O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo em 5.567 cidades do país, que escolhem prefeitos e vereadores —em Macapá, a votação foi adiada. Com a pandemia do novo coronavírus algumas mudanças foram implantadas no processo, e novas precauções devem ser tomadas pelos eleitores para garantir a segurança de todos. O segundo turno acontece em 29 de novembro. Veja abaixo as principais dúvidas e respostas sobre o pleito:

Siga a votação e a divulgação dos resultados, ao vivo

Qual o horário da votação? As seções eleitorais estarão abertas das 7h às 17h. Pessoas com mais de 60 anos terão preferência para votar pela manhã, das 7h às 10h.

Onde vou votar? Consulte aqui a página do TSE para ver onde é seu local de votação.

O que devo levar? Além de um documento com foto, neste ano é obrigatório o uso de máscara nas seções. O título de eleitor não é obrigatório. As autoridades recomendam que os eleitores levem sua própria caneta para assinar o livro de registro, evitando assim contato com objetos de outras pessoas e minimizando as chances de contágio. As seções terão álcool gel disponível para a população. A tradicional cola com os números dos candidatos (cinco dígitos para vereador e dois para prefeito) também é bem-vinda para agilizar o processo.

Estou fora do meu domicílio eleitoral, como posso justificar o voto? O TSE disponibiliza o aplicativo e-Título desde 2017 para telefones celulares. Com ele o eleitor pode justificar virtualmente a ausência no dia, sem ter de ir a um local de votação. Além disso, a falta pode ser justificada em qualquer seção eleitoral no domingo.

Não consegui votar, como justifico a ausência depois da votação? No prazo de 60 dias depois de cada turno, é possível justificar comprovando o motivo da ausência apresentando um comprovante, com atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. Isso pode ser feito em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título, ou pela internet, no Sistema Justifica, que funciona após a eleição.

Estou doente ou tive covid-19 recentemente. Devo ir votar? Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que teve covid-19 até 14 dias antes do dia do primeiro turno não deve comparecer às urnas. Neste caso é importante ter um atestado médico informando o diagnóstico da doença para justificar a ausência seguindo os passos do item acima. Quem tiver febre alta também não deve ir votar.

Quando será o segundo turno? Nas cidades com mais de 200.000 eleitores em que há possibilidade de segundo turno, ele ocorrerá em 29 de novembro.

Eu não fiz o cadastro biométrico. Poderei votar? Em função da pandemia a biometria não será obrigatória por questões sanitárias.

Veja outras informações no site da Justiça Eleitoral.

Apoie nosso jornalismo. Assine o EL PAÍS clicando aqui

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_