_
_
_
_
_

Parlamento britânico adia a votação decisiva sobre o Brexit

Johnson retira seu texto, mas se recusa a negociar uma nova prorrogação com a UE

Rafa de Miguel
O primeiro-ministro Boris Johnson se dirige aos deputados neste sábado no Parlamento britânico em Londres.
O primeiro-ministro Boris Johnson se dirige aos deputados neste sábado no Parlamento britânico em Londres.UK PARLIAMENTARY RECORDING UNIT (EFE)

O Brexit, novamente, terá que esperar. O Parlamento britânico se reuniu no começo deste sábado (a primeira vez em 37 anos num final de semana) para tentar acabar com a crise política, constitucional e emocional que fraturou o Reino Unido nos últimos três anos e meio. Boris Johnson convocou os deputados para debater e votar o acordo sobre o Brexit feito com a UE. O primeiro-ministro pretendia colocar ponto final nesse longo e tortuoso caminho, mas uma nova manobra parlamentar acabou frustrando a tentativa de Johnson de terminar o dia com uma vitória. A Câmara dos Comuns, por 322 votos a favor e 306 contra, aprovou uma emenda que obriga o primeiro-ministro a pedir uma nova prorrogação à UE antes da meia-noite de sábado.

Mais informações
UE e Reino Unido anunciam terem chegado a novo acordo para o Brexit
Justiça britânica reverte suspensão do Parlamento ordenada por Johnson

O deputado Oliver Letwin, hoje fora do Partido Conservador após votar a favor da decisão que obrigou Johnson a pedir uma prorrogação se a UE não realizar um acordo, conseguiu introduzir no último momento uma explosiva emenda ao debate. Em termos simples, suspende a aprovação do novo pacto com Bruxelas até que os deputados tenham tempo de debater e votar os termos legais do novo tratado. Consequentemente, a emenda obriga Johnson a cumprir o mandato parlamentar, a chamada “lei Benn”, que o obriga a pedir uma nova extensão na data de saída da UE, prevista para 31 de outubro, se o Parlamento não aprovar seu novo acordo. A data limite estabelecida na lei era 19 de outubro, ou seja, esse sábado.

Após a aprovação da medida, Downing Street optou por suspender a votação do acordo. Os próximos passos, em princípio, são confusos e conflituosos. Johnson é obrigado por lei a enviar uma carta a Bruxelas na qual pedirá um novo adiamento. “Não penso em negociar uma nova extensão, porque a lei não me obriga a isso”, disse o primeiro-ministro, “e direi aos meus colegas comunitários que pretendo levar adiante o acordo do Brexit antes de 31 de outubro”. Não esclareceu se enviará durante o sábado algum tipo de carta a Bruxelas. Mas afirmou que a partir da próxima semana agilizará os trâmites no Parlamento para impulsionar seu acordo.

“Estou convencido do ardente desejo dos deputados e da população de concluir de uma vez por todas a discussão sobre o Brexit e realizá-lo. Qualquer novo adiamento será inútil, custoso e servirá somente para prejudicar ainda mais a confiança das pessoas nos políticos”, disse Johnson em sua intervenção. O primeiro-ministro alertou a Câmara de que se chegou ao limite nas concessões arrancadas a Bruxelas e que os 27 países da UE “não têm nenhuma vontade” em continuar arrastando esse assunto sequer por mais um minuto.

O líder da oposição, Jeremy Corbyn, anunciou que os trabalhistas votariam contra o acordo. “É um pacto ainda pior do que o negociado anteriormente, que foi recusado três vezes por essa Câmara. Coloca em risco os direitos dos trabalhadores britânicos, a proteção ambiental e até nosso Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês)”. Corbyn sugeriu nas últimas semanas que, uma vez aprovado o Brexit, o Governo conservador permitirá que as seguradoras de saúde norte-americanas entrem na saúde pública do Reino Unido, após Donald Trump dizer, em sua recente visita de Estado, que tudo estaria sobre a mesa na negociação de um futuro acordo comercial.

O debate se prolongou até o final da tarde de sábado. A “emenda Letwin” foi o primeiro texto submetido à votação. Por trás dessa nova manobra há a suspeita de que os eurocéticos conservadores possam dar ao primeiro-ministro sua desejada vitória e respaldar o acordo, mas manobrar nos dias seguintes para frustrar a aprovação definitiva do tratado com a UE. A votação desse sábado é simbólica. Somente quando Westminster aprovar o texto legal o processo estará completo. A oposição teme que, se essa segunda fase fracassar, o Reino Unido acabará de qualquer forma abandonando a UE sem nenhum tipo de acordo em 31 de outubro.

Milhares de pessoas foram nesse sábado diante do Parlamento exigir um segundo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. A manifestação, que os organizadores acreditam que será maciça, colocará tensão em um dos dias políticos mais relevantes vividos pelo Reino Unido nos últimos anos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_