_
_
_
_
_

Corinthians e Ferroviária, o duelo da final do Brasileirão feminino

Campeonato brasileiro da modalidade teve paulistas superando Flamengo e Avaí/Kindermann neste fim de semana. Decisões serão nos dias 22 e 29 de setembro

Diogo Magri
Tamires comemora com companheiras o gol contra o Flamengo.
Tamires comemora com companheiras o gol contra o Flamengo.BRUNO TEIXEIRA (AGÊNCIA CORINTHIANS)
Mais informações
“Queria que algumas jogadoras famosas defendessem mais o futebol feminino”
O contra-ataque do futebol feminino ontem e hoje

O fim de semana definiu as duas equipes finalistas do Brasileirão feminino de 2019. No sábado, a Ferroviária, da cidade de Araraquara, eliminou o Avaí/Kindermann nos pênaltis jogando em Santa Catarina e garantiu a vaga na decisão. No dia seguinte, com transmissão da Band na TV aberta, o Corinthians venceu o Flamengo/Marinha outra vez, no Parque São Jorge, e também carimbou seu passaporte. Com 33 vitórias seguidas, as corinthianas têm a vantagem de jogar o segundo jogo da final em casa pela melhor campanha na primeira fase; a CBF definiu, na noite desta segunda-feira, que as decisões acontecerão nos dias 22 e 29 de setembro, ambos às 14h (horário de Brasília) com transmissão da Bandeirantes.

Sétima colocada entre os oito melhores times que se classificaram da primeira fase para as quartas de final, a Ferroviária se superou para alcançar a final. No primeiro jogo do mata-mata, contra o favorito Santos de Emily Lima, as finalistas perderam em casa por 2 a 1. A resposta veio em Santos, quando a Ferroviária virou o jogo em cima das donas da casa e se classificou nos pênaltis – a eliminação culminou no pedido de demissão de Emily do clube praiano. Contra o Avaí/Kindermann na semifinal, a equipe perdia em Araraquara outra vez antes de Thai empatar em 1 a 1, marcando no último minuto do jogo. Na partida de volta, na cidade de Caçador-SC, outro 1 a 1 levou a decisão para os pênaltis, onde as paulistas novamente se deram melhor contra o time de Bárbara, goleira da seleção brasileira.

O Corinthians assegurou a vaga de forma mais tranquila. Venceu 14 dos 15 jogos na primeira fase, se isolando na liderança, e não teve problemas para bater o São José nas quartas por 4 a 1 e 1 a 0. Enfrentando o Flamengo/Marinha pela semifinal em Cariacica, no Espírito Santo, Erika e Victoria, duas atletas convocadas por Pia Sundhage para a seleção, marcaram na vitória por 2 a 1. Na volta, jogada no Parque São Jorge em São Paulo, as corinthianas fizeram 2 a 0 – um golaço de Tamires, lateral-esquerda do Brasil, e outro de Ingryd.

A fase e o elenco colocam o Corinthians como favorito ao título. Além das selecionáveis Erika, Tamires e Victoria, o time conta com Gabi Zanotti, camisa 10 e melhor atacante do Brasileirão 2018, quando a equipe paulista conquistou seu único título nacional na modalidade. O Corinthians também defende a marca de 33 vitórias seguidas, uma marca reconhecida pela FIFA como recorde mundial no futebol.

Do outro lado, a Ferroviária não vive uma fase tão boa quanto a corinthiana, mas impressiona pela tradição dentro do futebol feminino. Investindo na categoria desde 2001, o clube de Araraquara viu as mulheres alcançarem um patamar muito maior que a equipe masculina. O auge veio em 2014 e 2015, quando a Ferroviária conquistou uma Copa do Brasil, um campeonato brasileiro e uma Libertadores. Entre as jogadoras do atual elenco, apenas a meia Aline Milene foi lembrada na convocação de Pia para os últimos amistosos da seleção brasileira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_