_
_
_
_
_

Quer um visto para os EUA? Passe sua conta do Facebook e Twitter

Departamento de Estado exige que os estrangeiros interessados em ingressar no país informem os perfis mantidos em redes sociais

Antonia Laborde
Passageiros fazem check-in no aeroporto Fort Lauderdale-Hollywood International.
Passageiros fazem check-in no aeroporto Fort Lauderdale-Hollywood International.AP

Quem pedir visto aos Estados Unidos a partir de agora, independentemente do motivo da viagem e a duração, terá que informar sobre quais redes sociais utilizou nos últimos cinco anos. A nova política, que entra em vigor nesta sexta-feira, faz parte de uma ordem executiva (medida provisória) assinada pelo presidente Donald Trump, intitulada Protegendo a nação da entrada de terroristas estrangeiros nos EUA. Desde o início de seu mandato, o republicano tenta impor um “escrutínio extremo” a quem deseja entrar no território norte-americano. As associações de defesa dos direitos civis alegam que a normativa atenta contra a liberdade de expressão e de associação, já que os usuários podem se privar de publicar certos conteúdos em seus perfis por medo de não obterem o visto.

Mais informações
Trump quer que os imigrantes paguem para solicitar asilo
Justiça dos EUA autoriza prisão de imigrantes com antecedentes penais

“Já pedíamos certa informação de contato, histórico de viagem, informação de membros da família e endereços anteriores de todos os solicitantes de vistos. A coleta desta informação adicional [sobre redes sociais] fortalecerá nosso processo para examinar os solicitantes e confirmar sua identidade”, publicou o Departamento de Estado no sábado passado em seu site. “Trabalhamos constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de seleção para proteger os cidadãos norte-americanos, ao mesmo tempo em que apoiamos as viagens legítimas aos Estados Unidos”, afirmava o comunicado.

Os formulários a serem preenchidos pelos solicitantes incluem uma lista de 20 redes sociais, como YouTube, Facebook e Twitter. Caso o estrangeiro mantenha um perfil numa plataforma que não esteja listada, há um campo em branco para informá-la. O Departamento de Estado estima que as novas regras afetarão 710.000 solicitantes de visto de imigração e 14 milhões de solicitantes de visto temporário. Os diplomatas são os únicos isentos de compartilhar seus perfis.

Durante a presidência de Barack Obama, o Departamento de Estado começou a pedir aos solicitantes de vistos que enviassem voluntariamente sua informação dos perfis nas redes sociais. A política foi adotada após um ataque cometido em 2015 pelos jihadistas Syed Farook e sua esposa, Tashfeen Malik, que deixou 14 mortos em San Bernardino, na Califórnia. Malik, a mulher paquistanesa, havia apoiado o Estado Islâmico (EI, na sigla em inglês) nas redes sociais antes de cometer o massacre, e a Administração Obama recebeu fortes críticas por não ter detectado seu histórico radical. O então secretário de Segurança Nacional, Jeh Johnson, reconheceu que as políticas implementadas até então “eram muito restritivas”.

“A segurança nacional é nossa principal prioridade na hora de conceder solicitações de visto, e cada possível viajante e imigrante que desejar entrar nos Estados Unidos se submete a uma exaustiva avaliação de segurança”, defendeu o Departamento de Estado de Trump. Mas a organização de direitos civis ACLU não está de acordo com a implementação da nova medida, que segundo ela poderá ter um efeito “horripilante” contra a liberdade de expressão e associação. “As pessoas agora irão se perguntar se o que dizem on-line será mal interpretado ou mal entendido por um funcionário do Governo [norte-americano]”, alertou Hina Shamsi, diretora do Projeto de Segurança Nacional da ACLU, em entrevista à Reuters.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_