Supremo dos EUA apoia veto migratório de Trump
Presidente norte-americano proibiu a entrada de imigrantes de cinco países de maioria muçulmana
Donald Trump conseguiu uma grande vitória política nesta terça-feira, com a bênção da Suprema Corte dos Estados Unidos ao seu polêmico veto migratório para vários países de maioria muçulmana. O tribunal superior, formado por uma maioria conservadora, aprovou o decreto do presidente dos EUA com cinco votos a favor e quatro contra.
Para o republicano, a resolução representa um reconhecimento de especial relevância neste momento conturbado de sua política migratória, cuja mais recente polêmica, a separação de crianças e pais indocumentados, o levou a retificar sua doutrina de tolerância zero na fronteira. "Esta decisão é também um momento de defesa especial depois de meses de comentários histéricos da mídia e de políticos democratas que se recusam a fazer o que é necessário para proteger nossa fronteira e nosso país", disse Trump em seu comunicado.
Trump aprovou um veto a sete países de maioria muçulmana com o argumento de garantir a segurança nacional poucos dias depois de assumir poder, no início de 2017. Mas os tribunais derrubaram o decreto logo depois por considerá-lo discriminatório contra cidadãos de uma religião. Depois Trump emitiu um novo decreto um pouco mais ameno, mas na mesma linha, que também foi suspenso pelos juízes de instâncias inferiores à Suprema Corte. O mesmo aconteceu com um terceiro decreto, que agora foi endossado.
SUPREME COURT UPHOLDS TRUMP TRAVEL BAN. Wow!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 26, 2018
A Suprema Corte dos EUA considera que o veto à imigração não viola a primeira emenda da Constituição, que impede o Governo de favorecer uma religião em detrimento de outra, e ratifica o poder presidencial ao decidir quem entra nos Estados Unidos. Durante a campanha eleitoral, o próprio Trump havia dado argumentos aos detratores deste veto, afirmando que era necessário proibir a entrada de "muçulmanos" no país para reduzir os riscos do terrorismo islâmico.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.