_
_
_
_
_

Os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro de 2019

Depois do fim dos torneios estaduais, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e Corinthians largam na frente pela conquista do Brasileirão; maior torneio nacional começa neste sábado

Palmeiras ficou com a taça em 2018.
Palmeiras ficou com a taça em 2018.Lucas Figueiredo (CBF)
Mais informações
Quando o oportunismo político se apropria da festa do futebol
Negar a favela é um insulto à vocação popular do Flamengo

O Campeonato Brasileiro, quando comparado a outras ligas nacionais, tem suas peculiaridades. Ao contrário dos principais torneios europeus, o Brasileirão não começa no primeiro mês da temporada —antes de sua primeira rodada, que está marcada para o próximo fim de semana (dias 27 e 28 de abril), a "pré-temporada" brasileira teve campeonatos estaduais e as primeiras fases de Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. Avaliando o início de ano dos clubes, seus elencos, treinadores e retrospectos, o EL PAÍS levantou quatro clubes que estão bem cotados para, no fim do ano, levantar o troféu da competição mais importante do país.

Palmeiras

O atual campeão brasileiro não pode ficar de fora da lista. Ainda mais se tratando do clube que, desde 2015, quando consolidou o Allianz Parque como fortaleza e começou a receber investimentos milionários da empresa de crédito pessoal Crefisa, conquistou dois brasileiros e uma Copa do Brasil. O elenco, que já era acima da média em 2018, teve os incrementos de Carlos Eduardo, Felipe Pires, Zé Rafael, Matheus Fernandes, Arthur Cabral e Ricardo Goulart. O objetivo da temporada do time de Felipão é a Libertadores mas, se ano passado a equipe alviverde ergueu a taça da liga com um time alternativo, priorizando o torneio sul-americano, é de se esperar que em 2019 o Palmeiras esteja outra vez na briga pelo topo.

Corinthians

Primeira rodada

São Paulo x Botafogo - Morumbi - sábado (27), 16h

Atlético Mineiro x Avaí - Arena Independência - sábado (27), 19h

Chapecoense x Internacional - Arena Condá - sábado (27), 19h

Flamengo x Cruzeiro - Maracanã - sábado (27), 21h

Grêmio x Santos - Arena do Grêmio - domingo (28), 11h

Bahia x Corinthians - Fonte Nova - domingo (28), 16h

Athletico Paranaense x Vasco - Arena da Baixada - domingo (28), 16h

Ceará x CSA - São Januário - domingo (28), 16h

Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque - domingo (28), 19h

Fluminense x Goiás - Maracanã - domingo (28), 19h

Principal rival do Palmeiras, o Corinthians tem dividido as glórias a nível nacional com o alviverde. Se o troféu foi palmeirense em 2016 e 2018, ele ficou para os corintianos em 2015 e 2017. Na última vez, sob o comando do treinador Carille; discípulo de Tite, ele estreou naquele ano, quando venceu o campeonato paulista e o Brasileirão, e ficou até 2018, quando voltou a ganhar o estadual. Depois de um período na Arábia Saudita, voltou ao seu clube e, tornando a se destacar pelo padrão de jogo eficiente, levou o tricampeonato paulista. O treinador já venceu a competição com um elenco mais modesto e, agora, que tem novidades como Manoel, Richard, Ramiro, Sornoza, Junior Urso, Vagner Love, Boselli e Gustavo, é um dos candidatos.

Cruzeiro

Invicta em 2019, o Cruzeiro é considerado por muitos a melhor equipe do futebol brasileiro nos primeiros meses de temporada. Apesar de disputar o campeonato mineiro, que não é tão concorrido como paulista ou carioca, a equipe de Mano Menezes —o treinador mais longevo deste campeonato brasileiro, há quase três anos no comando— foi campeã estadual em cima do rival Atlético Mineiro e lidera com folga seu grupo na Libertadores; ano passado, levou o bi da Copa do Brasil. No elenco, Mano já contava com Fábio, Dedé, Henrique, Lucas Silva, Thiago Neves e o artilheiro Fred, que não jogou ano passado por lesão. Perdeu Arrascaeta, mas ganhou Marquinhos Gabriel, Rodriguinho, Dodô e Pedro Rocha, que credenciam a equipe mineira como uma das melhores do país.

Flamengo

O rubro-negro rivaliza com o Palmeiras na briga pelo posto de melhor elenco e clube mais rico do país. Na corrida por títulos, no entanto, o Flamengo não tem chegado perto do clube paulista, mesmo recheando a equipe com jogadores do nível de Diego Alves, Cuellar, Vitinho, Diego e Everton Ribeiro. Para este ano, além do novo comandante—Abel Braga foi o escolhido—, a equipe ainda trouxe Rodrigo Caio, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, nomes que, mesmo com a perda de Lucas Paquetá, venceram o campeonato carioca deste ano. O elenco estrelado não garante o título, mas coloca o Flamengo na briga para quebrar o jejum de dez anos sem título brasileiro.

Correndo por fora

Em um campeonato equilibrado, a briga pelo título pode se estender para além das quatro melhores equipes. O Internacional, por exemplo, surpreendeu com um vice-campeonato em 2018, no ano que voltou à série A depois de uma passagem pela segunda divisão. Para a nova temporada, o Inter manteve o elenco e ganhou os reforços de Paolo Guerrero e Rafael Sóbis. Mas foi o seu maior rival, o Grêmio, que levou o campeonato gaúcho. Sob a batuta de Renato Gaúcho, os gremistas vem de seguidas boas campanhas na Libertadores e contam com Geromel, Maicon, Everton, Tardelli e Luan para voltar a ganhar o Brasileirão depois de 23 anos. São destacados, ainda, os paulistas: o Santos, que tem como principal estrela o treinador Jorge Sampaoli, e o São Paulo, que foi vice-campeão paulista apostando nas revelações mas tem em seu elenco Hernanes e Alexandre Pato.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_